Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Mão na massa: Criando um post sobre hobbies após maternidade

Prompt utilizado na IA escolhida (Gemini) Passo 1 - Liste para mim 5 hobbies mais citados por mães após a maternidade
Passo 2 - Desses 5 hobbies escolha 3 dos mais citados e me explique os passos do por que escolheu esses
Passo 3 - Desses 3 hobbies escolhidos, monte um post para eu possa postar no meu LinkedIn pessoal
Crie um titulo para essa publicação (Aqui foi me dado opções)

Maternidade, Hobbies e Carreira: Como você desenvolve suas "Soft Skills" fora do trabalho?

A maternidade transforma não apenas a nossa vida pessoal, mas também a forma como enxergamos o mundo e isso reflete diretamente no nosso lado profissional.

Recentemente, parei para refletir sobre como o pouco tempo livre que temos após a chegada dos filhos molda os nossos interesses. Notei que os hobbies que desenvolvemos ou mantemos nessa fase nos ensinam lições valiosas de gestão de tempo, resiliência e criatividade.

Hoje, destaco 3 hobbies que ganham força na vida de muitas mães e o que eles nos ensinam na prática:

Leitura (e Audiobooks): A habilidade de absorver conhecimento em intervalos curtos de tempo. Nos ensina adaptabilidade e foco, provando que o aprendizado contínuo não exige condições perfeitas, apenas constância.

Yoga: Muito além do exercício físico, é sobre inteligência emocional. Aprender a respirar em momentos de tensão, manter o equilíbrio e ter paciência com o próprio processo são competências essenciais em qualquer ambiente corporativo.

Fotografia: Começa com fotos dos filhos e vira um exercício de criatividade. Treina o nosso olhar para encontrar beleza e oportunidades nos detalhes do cotidiano. Inovação também é sobre ver o comum de forma diferente.

A nossa carreira não é feita apenas de cursos e certificados, mas também de como vivemos a nossa vida fora do trabalho.

E você, tem algum hobby que te ajudou a desenvolver habilidades valiosas para a sua carreira? Conta para mim nos comentários!

MaternidadeECarreira DesenvolvimentoPessoal SoftSkills LiderançaFeminina WorkLifeBalance

1 resposta

Oi, Amanda. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua atividade. Seu processo de construção do conteúdo demonstra um bom uso da IA generativa, pois você dividiu a solicitação em etapas bem definidas. Em vez de pedir o post diretamente, primeiro solicitou uma lista de hobbies, depois pediu que a ferramenta justificasse a escolha dos mais relevantes e, por fim, utilizou essas informações para elaborar a publicação. Essa estratégia tende a produzir resultados mais contextualizados e coerentes, além de mostrar como um prompt pode ser refinado para obter respostas mais alinhadas ao objetivo.

Outro ponto interessante é que o post estabelece uma conexão entre maternidade, hobbies e desenvolvimento de competências profissionais, tornando o conteúdo relevante para o público do LinkedIn. Por exemplo, relacionar a prática de yoga com inteligência emocional ou a leitura com aprendizado contínuo aproxima experiências pessoais de habilidades valorizadas no ambiente de trabalho. Como dica, você também pode experimentar solicitar à IA diferentes estilos de escrita, como um texto mais informal, mais técnico ou voltado para storytelling, comparando os resultados antes de escolher a versão final.

Na sua opinião, qual ajuste no prompt poderia tornar a publicação ainda mais personalizada e próxima da sua experiência?

Parabéns pela atividade e por explorar diferentes etapas na construção do prompt. Continue compartilhando seus resultados. O fórum está à disposição sempre que surgir uma nova dúvida.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!