1
resposta

[Projeto] Mão na massa: criando um post para meu - futuro - trabalho.

Prompt:
Preciso criar um post para o meu LinkedIn pessoal sobre quais as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que preciso desenvolver para me tornar um analista de dados.

1. O post precisa ter a hashtag #IAnaAlura.
  2. Considere as competências mais requeridas pelo mercado.
  3. Me explica passo a passo o critério que você utilizou para chegar a jornada ideal para ser um analista de dados.

Resultado:
Post pronto para LinkedIn (copie e cole)

Estou começando (com foco e disciplina) a minha jornada para me tornar Analista de Dados.
Para isso vou desenvolver competências em três frentes: conhecimento, habilidades e atitudes — todas alinhadas ao que o mercado vem pedindo.

O que vou aprender / melhorar:

• Conhecimento: estatística descritiva e inferencial, modelagem de dados e fundamentos de ML/IA.
  • Habilidades: SQL e Excel avançado; programação em Python/R; limpeza e engenharia de dados; visualização (Power BI / Tableau); versionamento (Git) e práticas básicas de cloud/ETL.
  • Atitudes: curiosidade analítica, comunicação clara para não-técnicos, pensamento crítico, responsabilidade ética com dados e proatividade para transformar insights em ação.

Vou compartilhar aqui meus projetos e aprendizados — se tiver dicas de curso, desafio ou projeto prático, me marca!
#IAnaAlura

Critério passo a passo (como cheguei à jornada ideal)

1) Fontes e evidências (base para priorizar competências)
Reuni relatórios e guias de carreira de plataformas e instituições que monitoram ofertas de trabalho e tendências (ex.: Coursera, DataCamp, 365DataScience, LinkedIn e apurações jornalísticas sobre soft skills/AI). Essas fontes mostram consistência em algumas habilidades-chave: SQL, programação (Python/R), visualização, estatística e comunicação.

2) Organização em KSA (Conhecimento — Skills — Atitudes)