1
resposta

[Projeto] Mão na massa: criando conteúdo para um blog de alimentação saudável

Crie um post em formato de blog cuja temática principal seja como manter uma alimentação saudável fora de casa. O post é voltado ao público que trabalha no regime CLT e estuda. O texto deve ser leve, com uma linguagem acessível e o tom deve ser formal e sem uso de gírias. O texto deve ser estruturado nas seguintes etapas:

1. O que é e o que deve constar em uma alimentação saudável
  2. Como criar um planejamento e organização semanal das marmitas
  3. Explique de forma clara e sucinta os benefícios de adotar hábitos saudáveis na rotina

Por fim, forneça 3 tipos de receitas simples, em formato de lista, uma para cada refeição do dia (café da manhã, almoço e jantar).
Ao final da publicação, acrescente uma CTA, convidando os leitores a acompanhar as próximas matérias do blog.

Comparação Gemini e ChatGPT:
O Gemini utilizou termos mais técnicos como: macronutrientes, micronutrientes, desempenho cognitivo - conceitos que a maioria das pessoas não tem conhecimento, mesmo eu solicitando uma linguagem mais acessível; entretanto, seguiu totalmente a estrutura solicitada conforme os 3 tópicos; a estrutura da receita também foi seguida; já o ChatGPT usou uma linguagem mais acessível e clara durante todo o post, seguiu a estrutura solicitada; porém na receita, ele não seguiu a mesma e nem fornceceu a quantidade de ingredientes e nem o modo de preparo da refeição.

Bom, eu suponho que o Gemini foi por uma linha mais técnica, por ser a IA que eu utilizo no meu dia-a-dia pra estudos técnicos da faculdade, já o ChatGPT utilizo para assuntos triviais. Acredito que o modo como utlizamos a IA a longo prazo molda suas respostas.

1 resposta

Oi, Luana! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Seu prompt está muito bem construído, com instruções claras, estruturadas e detalhadas, principalmente ao definir o público, o tom do texto e a organização em etapas. Isso facilita bastante a geração de uma resposta consistente e alinhada ao objetivo. Gostei do cuidado em especificar linguagem acessível e também em incluir a comparação entre as IAs, isso mostra boa capacidade de análise.

Você fez um bom trabalho ao pensar na organização da solicitação, isso é um ponto forte no uso de IA e vai te ajudar muito em atividades futuras.

Dica: ao criar prompts mais completos, tente reforçar também o nível de detalhamento esperado em cada parte (por exemplo: “receitas com ingredientes e modo de preparo passo a passo”) para evitar lacunas na resposta.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!