Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Mão na massa: comunicando com eficiência

Estou gostando muito dessa formação de Tech Lead! Me identifiquei bastante pois como Desenvolvedora Sênior, vejo que em muitos momentos eu de fato ajo como Tech Lead na minha equipe.

Para a atividade, refleti sobre alguns dos pontos aonde eu trabalho:

Plataforma de Colaboração:

Nós não temos um local centralizado para dividir informações. Costumamos usar o Teams mas tudo fica muito perdido em mensagens anteriores e mensagens importantes são perdidas e tem que ser pesquisadas depois.

Andei olhando ferramentas como Microsoft OneNote, Microsoft Loop até achar o Microsoft Sharepoint, e acho que essa de fato atenderia nossas necessidades! Além da formação de Tech Lead vou começar os 3 cursos do Sharepoint dessa formação: https://cursos.alura.com.br/formacao-lean-governanca-agilidade-escalada

Automatização de Tarefas:

Essa aqui por enquanto é bem atendida pelo Jenkins e Kubernetes na nossa esteira DevOps.

Integração com Ferramentas Existentes:

Neste caso temos o SONAR para análise de código.

Análise de Dados e Relatórios:

Aqui temos o JIRA para relatórios entre sprints e burndown charts.

Segurança e Conformidade:

Neste caso seguimos as diretrizes da área de Ciber Segurança da empresa. Recentemente tirei a certificação Microsoft SC-900, aprendendo sobre conceitos de segurança como Defesa em Profundidade e Modelo de Confiança Zero.

Conclusão

De todos esses, vejo a maior necessidade de solução o primeiro ponto. Vou realizar testes e projetos pessoais com o Sharepoint e ver se esse atende minha equipe, para depois apresentar aos outros e aos gerentes para ver o que acham!

1 resposta
solução!

Oii, Francielle! Tudo joia?

Fico feliz que esteja gostando de nossos conteúdos e das formações! Muito legal que tenha analisado o seu contexto chegando a uma conclusão do que você anda exercendo em seu trabalho. Obrigada por compartilhar os pontos que você analisou e listou, com certeza inspirará outros colegas para dar um Upgrade na carreira.

Conte conosco para se desenvolver em seus estudos.

Desejo bons estudos e boa sorte ao apresentar!

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software