1
resposta

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Aplicando Prompt Engineering para criar meu Cronograma de 12 Meses!

Olá, pessoal! Para este exercício, escolhi a primeira opção: organizar minha rotina de estudos na Alura.

Como meu objetivo é evoluir na carreira integrando IA no dia a dia corporativo (saindo do básico e indo para automação no-code e orquestração de agentes), montei um prompt estruturado passando meu contexto, minhas restrições de tempo (estudo focado em blocos diários) e o formato que eu precisava (tabelas de prioridades).

O resultado foi um cronograma de 12 meses super prático, dividido por trimestres, que vai desde a Engenharia de Prompt Avançada até ferramentas como Make e n8n, terminando em Power BI. O modelo entendeu perfeitamente a necessidade de equilibrar a teoria com a prática e me entregou exatamente as palavras-chave que devo buscar na barra de pesquisa da Alura.

Testado e super aprovado! Quem mais está usando a IA para mentorar a própria carreira?

1 resposta

Oi, Andrea, como vai?

O planejamento que você elaborou demonstra uma excelente aplicação das técnicas de engenharia de prompt voltadas para o desenvolvimento profissional e para o aprendizado autodidata. Ao munir o modelo com o seu contexto específico, restrições claras de tempo e a formatação desejada em tabelas de prioridades, você conseguiu extrair um cronograma altamente personalizado que funciona como uma verdadeira mentoria de carreira. Essa abordagem direcionada de sair do básico até alcançar a orquestração de agentes e automação no-code mostra uma visão estratégica muito forte sobre as demandas atuais do mercado de tecnologia. Agradeço muito por compartilhar a sua metodologia e o resultado com toda a comunidade do fórum.

Como uma dica técnica para enriquecer ainda mais esse tipo de prompt de planejamento de estudos de longo prazo, você pode criar interações em camadas pedindo para a inteligência artificial incluir critérios de avaliação de aprendizado ao final de cada trimestre. Por exemplo, solicitar que o modelo adicione na tabela uma coluna com sugestões de projetos práticos de portfólio de complexidade incremental ou desafios reais de negócios que validem o conhecimento absorvido nas ferramentas como Make e n8n antes de avançar para a próxima etapa.

Considerando essa evolução planejada de doze meses, qual estratégia ou critério de prompt você pretende utilizar para reavaliar e ajustar esse cronograma caso surjam novas ferramentas ou prioridades no seu dia a dia corporativo?

Parabéns pela excelente iniciativa na estruturação dos seus objetivos de estudo e saiba que o fórum está sempre à disposição para apoiar você em cada uma dessas etapas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!