1
resposta

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

A aula me ajudou na criação de um projeto em uma LLM em que simulo uma profissional da minha área de interesse com anos de experiência e costuma me ajudar em decisões relacionadas a melhorias no âmbito profisional. Ela segue a seguinte estrutura:

1. Visão Geral do Projeto - onde detalho para que serve o modelo
  2. Objetivos Principais
  3. Tom e Estilo
  4. Observações - aqui, tópicos importantes e que obrigatoriamente as respostas devem ter.

Acredito que o formato utilize alguns dos aprendizados aqui presentes!

1 resposta

Olá, Marília, como vai?

Sua aplicação prática dos conceitos de Engenharia de Prompt ficou muito interessante, principalmente pela forma como você estruturou o comportamento da LLM. Organizar elementos como visão geral do projeto, objetivos, tom de resposta e observações obrigatórias demonstra uma compreensão importante sobre contexto e direcionamento de respostas em modelos generativos.

Esse tipo de estrutura ajuda bastante a IA a manter consistência durante as interações. Quando você define, por exemplo, um perfil profissional experiente e delimita o estilo das respostas, o modelo consegue entregar respostas mais alinhadas ao objetivo desejado. Isso é muito utilizado em assistentes personalizados, mentorias simuladas e agentes especializados.

Continue explorando esse tipo de personalização, porque ela aproxima bastante os modelos de linguagem de aplicações reais utilizadas no mercado atualmente. O fórum está à disposição para acompanhar suas próximas experiências e aprendizados.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!