1
resposta

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Criei um prompt para organizar minha rotina de estudos na Alura, considerando minhas áreas de interesse, como tecnologia, análise de dados, IA e logística.

A ideia foi pedir para o modelo atuar como um mentor de estudos, fazendo perguntas antes de montar o plano semanal. Também incluí no prompt diferentes estilos de estudo, como assistir aulas, praticar exercícios, desenvolver projetos e revisar conteúdos.

Percebi que quanto mais contexto eu dou sobre meus objetivos, disponibilidade e nível atual, melhor fica a resposta. O prompt ficou útil porque ajuda não só a organizar os estudos, mas também a transformar o aprendizado em projetos para portfólio.

Prompt:

Atue como meu mentor de estudos e carreira.
Estou estudando na Alura e quero organizar minha rotina de aprendizado de forma prática, realista e produtiva.

Minhas áreas de interesse são: tecnologia, sistemas da informação, análise de dados, inteligência artificial e logística. Também tenho experiência com design gráfico, criação de artes, identidade visual e ferramentas como Photoshop, Illustrator e Figma.

Quero que você monte um plano de estudos semanal considerando:

Tempo disponível durante a semana;
Cursos que estou fazendo ou pretendo fazer;
Equilíbrio entre assistir aulas, praticar em projetos, fazer exercícios e revisar conteúdos;
Criação de pequenos projetos para portfólio;
Revisões semanais para fixação;
Sugestões de como aplicar o que aprendi em situações reais, especialmente ligadas a dados, IA, logística e design.

Antes de montar o plano, faça perguntas para entender melhor minha rotina, meu nível atual, meus objetivos e minha disponibilidade.

Depois, organize a resposta em:

Diagnóstico inicial;
Plano semanal de estudos;
Sugestões de projetos práticos;
Método de revisão;
Próximos passos para evolução profissional.

1 resposta

Olá, Giulliano. Como vai?

Seu projeto é um exemplo impecável de como a Engenharia de Prompt pode ser uma ferramenta de gestão de carreira. Ao atuar como Auxiliar de Operações Logísticas e unir isso a Dados, IA e Design, você está construindo o que chamamos de Perfil em T (conhecimento profundo em uma área e amplo em várias outras), o que é extremamente valorizado no mercado atual.

Gostaria de destacar os pontos altos da sua estratégia e como eles se conectam com as técnicas avançadas que estudamos:

A Técnica do "Inversão de Papéis" (Flipped Interaction)
Ao pedir para a IA fazer perguntas antes de entregar o plano, você utilizou uma das técnicas mais eficazes para evitar respostas genéricas. Isso garante que o plano não seja apenas um "cronograma padrão", mas algo adaptado à sua realidade de tempo e energia.

Contexto Multidisciplinar
Você não ignorou sua experiência em Design. Pelo contrário, a incluiu no prompt. Isso permite que a IA sugira projetos de Data Visualization (Análise de Dados + Design) ou interfaces para sistemas logísticos, criando um portfólio único que pouca gente consegue ter.

Dica de Engenharia de Prompt: Few-Shot ou CoT?
Para os próximos passos, quando você responder às perguntas da IA, experimente usar a técnica de Chain of Thought (Cadeia de Pensamento). Peça para ela: "Explique o raciocínio por trás da escolha desta ordem de estudos". Isso ajudará você a entender a priorização lógica entre, por exemplo, aprender a base de dados antes de avançar para IA.

Sugestão para os Projetos de Portfólio
Como você atua na Logística, peça para a IA focar em Projetos de Eficiência.

• Exemplo: "Como posso usar Python e Análise de Dados para otimizar uma rota de entrega ou o layout de um estoque, usando meus conhecimentos de Design para o dashboard?"

Isso transforma o estudo passivo em uma solução real que você pode apresentar até mesmo no seu trabalho atual.

Excelente iniciativa em usar a IA como mentor e não apenas como um buscador de informações. Esse é o caminho para uma evolução profissional acelerada!

Espero que possa ter lhe ajudado!