Criei um prompt para organizar minha rotina de estudos na Alura, considerando minhas áreas de interesse, como tecnologia, análise de dados, IA e logística.
A ideia foi pedir para o modelo atuar como um mentor de estudos, fazendo perguntas antes de montar o plano semanal. Também incluí no prompt diferentes estilos de estudo, como assistir aulas, praticar exercícios, desenvolver projetos e revisar conteúdos.
Percebi que quanto mais contexto eu dou sobre meus objetivos, disponibilidade e nível atual, melhor fica a resposta. O prompt ficou útil porque ajuda não só a organizar os estudos, mas também a transformar o aprendizado em projetos para portfólio.
Prompt:
Atue como meu mentor de estudos e carreira.
Estou estudando na Alura e quero organizar minha rotina de aprendizado de forma prática, realista e produtiva.
Minhas áreas de interesse são: tecnologia, sistemas da informação, análise de dados, inteligência artificial e logística. Também tenho experiência com design gráfico, criação de artes, identidade visual e ferramentas como Photoshop, Illustrator e Figma.
Quero que você monte um plano de estudos semanal considerando:
Tempo disponível durante a semana;
Cursos que estou fazendo ou pretendo fazer;
Equilíbrio entre assistir aulas, praticar em projetos, fazer exercícios e revisar conteúdos;
Criação de pequenos projetos para portfólio;
Revisões semanais para fixação;
Sugestões de como aplicar o que aprendi em situações reais, especialmente ligadas a dados, IA, logística e design.
Antes de montar o plano, faça perguntas para entender melhor minha rotina, meu nível atual, meus objetivos e minha disponibilidade.
Depois, organize a resposta em:
Diagnóstico inicial;
Plano semanal de estudos;
Sugestões de projetos práticos;
Método de revisão;
Próximos passos para evolução profissional.