1
resposta

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Você será meu assistente de estudos. Quero que organize minha rotina de aprendizado na Alura considerando que trabalho durante o dia, estudo programação e engenharia de prompt, e ainda estou no nível iniciante em Python.

Monte um cronograma equilibrado e realista, separando momentos para:

assistir aulas;
praticar exercícios;
revisar conteúdos;
desenvolver pequenos projetos;
descansar para evitar sobrecarga.

Considere que aprendo melhor com prática e explicações simples. Organize os estudos de forma progressiva, começando pelos fundamentos da lógica de programação e avançando gradualmente.

Além disso:

Divida os conteúdos mais difíceis em etapas menores;
Sugira revisões semanais;
Explique como manter consistência nos estudos;
Dê dicas para evitar apenas decorar código;
Sugira pequenas metas semanais para acompanhar minha evolução

1 resposta

Oii Fernanda, tudo bem?

Obrigada por compartilhar seu prompt no fórum! Ele está bem estruturado: você definiu claramente o papel da IA ("assistente de estudos"), o contexto (trabalha de dia, nível iniciante em Python) e listou exatamente o que esperava como saída, cronograma, divisão de conteúdos, dicas de consistência. Isso é justamente o que torna um prompt eficaz.

Um ponto que vale destacar: você usou restrições implícitas de forma natural, como "equilibrado e realista" e "progressivo, começando pelos fundamentos". Essas instruções guiam o modelo a não gerar uma resposta genérica demais, ótimo uso da técnica!

Uma consideração para refinar ainda mais: você pode adicionar uma restrição de formato explícita, como:

"Apresente o cronograma em uma tabela semanal com colunas para dia, atividade e duração estimada."

Isso tende a tornar a resposta ainda mais direta e aplicável.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade