Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Tema escolhido:
Desenvolva um prompt para gerar perguntas e respostas sobre os tópicos estudados em um curso. Use o modelo para revisar e reforçar seu aprendizado, e pratique com ele simulando um quiz de conhecimento.

Prompt:
Olá! Terminei um curso de Excel do intermediário ao avançado com autoavaliação, mas as respostas não ficam visíveis, então gostaria de praticar mais. Quero que você crie um quiz com questões variadas sobre funções e recursos avançados do Excel. O quiz pode conter tanto questões de múltipla escolha quanto questões discursivas estilo prova prática, simulando um case corporativo completo onde tenho que responder e argumentar as minhas respostas. As questões de múltipla escolha podem conter 4 afirmativas (A,B,C,D) e as perguntas discursivas devem ter 5 desafios inclusive com pegadinhas comuns que incitam ao erro. Após a minhas repostas em todas as perguntas quero que você avalie o meu desempenho e depois me forneça o gabarito de cada uma acompanhada de uma breve explicação.

Os tópicos devem incluir:

Fórmulas e funções avançadas, Formatação Condicional, Gráficos e tabelas dinâmicas, Segmentações de dados, Power Query e Power Pivot, Atalhos e validação de dados, funções de data, funções financeiras, Item calculado e campo calculado, dashboards.

Exemplo de Questão

1. Funções de Pesquisa

Você tem uma tabela com nomes na coluna A e salários na coluna B. Quer retornar o salário de “Maria” usando ÍNDICE e CORRESP.
Qual fórmula está correta?
a) =ÍNDICE (B:B; CORRESP ("Maria"; A:A;0))
b) =ÍNDICE (A:A; CORRESP ("Maria"; B:B;0))
c) =CORRESP ("Maria”; B:B;0)
d) =ÍNDICE (B:B; CORRESP ("Maria"; B:B;0))

1. Discursiva

Case: Relatório de Performance Comercial
Você recebeu uma base de dados com milhares de registros de vendas de uma empresa nacional.
A planilha contém:
• Coluna A: Nome do vendedor
• Coluna B: Região
• Coluna C: Produto
• Coluna D: Valor da venda
• Coluna E: Data da venda
• Coluna F: Meta mensal do vendedor

O gerente comercial pediu que você prepare um dashboard interativo com as seguintes exigências:

Desafios:

1. Consolidação por mês e região
    Criar um relatório que mostre o total de vendas por mês e região. O gerente quer poder filtrar por produto.

2. Comparação com metas
    Mostrar automaticamente se cada vendedor bateu ou não a meta mensal.

3. Top 5 vendedores
    Exibir um ranking dos 5 vendedores com maior volume de vendas no mês atual.

4. Gráfico interativo
    Criar um gráfico que permita visualizar a evolução das vendas ao longo do tempo, com possibilidade de filtrar por região e produto.

5. Atualização automática
    Garantir que, ao adicionar novos registros de vendas, o dashboard se atualize sem precisar redefinir intervalos manualmente.

2 respostas
solução!

Oi, Neusa. Tudo bem?

O prompt que você criou vai bem além de um simples quiz: ele simula um ambiente de avaliação real, com questões de múltipla escolha, casos práticos corporativos, pegadinhas e gabarito com explicações. Essa combinação cobre tanto a memorização de funções quanto a aplicação delas em situações do dia a dia, que é exatamente o que diferencia quem conhece o Excel de quem sabe usá-lo com segurança.

A cobertura de tópicos que você listou, de Power Query a dashboards interativos, mostra que você está revisando o curso de forma abrangente e não apenas os pontos mais simples.

Um caminho interessante para aprofundar ainda mais essa prática é pedir ao modelo que aumente o grau de dificuldade progressivamente a cada rodada do quiz, começando com questões mais diretas e avançando para casos que combinam dois ou mais recursos ao mesmo tempo, como uma Tabela Dinâmica alimentada por Power Query com formatação condicional aplicada. Isso força o raciocínio integrado e aproxima o treino de situações reais de trabalho.

Obrigado por compartilhar o projeto aqui.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Mike! Como vai?
Obrigada pelo retorno.
Eu tive a experiência de realmente pedir ao modelo o tipo de teste mencionado e a cada vez que eu ia respondendo as questões ele mesmo me perguntava se eu queria continuar e ia aumentando gradativamente a profundidade das questões. Foi um processo muito interessante.