Tema escolhido:
Desenvolva um prompt para gerar perguntas e respostas sobre os tópicos estudados em um curso. Use o modelo para revisar e reforçar seu aprendizado, e pratique com ele simulando um quiz de conhecimento.
Prompt:
Olá! Terminei um curso de Excel do intermediário ao avançado com autoavaliação, mas as respostas não ficam visíveis, então gostaria de praticar mais. Quero que você crie um quiz com questões variadas sobre funções e recursos avançados do Excel. O quiz pode conter tanto questões de múltipla escolha quanto questões discursivas estilo prova prática, simulando um case corporativo completo onde tenho que responder e argumentar as minhas respostas. As questões de múltipla escolha podem conter 4 afirmativas (A,B,C,D) e as perguntas discursivas devem ter 5 desafios inclusive com pegadinhas comuns que incitam ao erro. Após a minhas repostas em todas as perguntas quero que você avalie o meu desempenho e depois me forneça o gabarito de cada uma acompanhada de uma breve explicação.
Os tópicos devem incluir:
Fórmulas e funções avançadas, Formatação Condicional, Gráficos e tabelas dinâmicas, Segmentações de dados, Power Query e Power Pivot, Atalhos e validação de dados, funções de data, funções financeiras, Item calculado e campo calculado, dashboards.
Exemplo de Questão
- Funções de Pesquisa
Você tem uma tabela com nomes na coluna A e salários na coluna B. Quer retornar o salário de “Maria” usando ÍNDICE e CORRESP.
Qual fórmula está correta?
a) =ÍNDICE (B:B; CORRESP ("Maria"; A:A;0))
b) =ÍNDICE (A:A; CORRESP ("Maria"; B:B;0))
c) =CORRESP ("Maria”; B:B;0)
d) =ÍNDICE (B:B; CORRESP ("Maria"; B:B;0))
- Discursiva
Case: Relatório de Performance Comercial
Você recebeu uma base de dados com milhares de registros de vendas de uma empresa nacional.
A planilha contém:
• Coluna A: Nome do vendedor
• Coluna B: Região
• Coluna C: Produto
• Coluna D: Valor da venda
• Coluna E: Data da venda
• Coluna F: Meta mensal do vendedor
O gerente comercial pediu que você prepare um dashboard interativo com as seguintes exigências:
Desafios:
Consolidação por mês e região
Criar um relatório que mostre o total de vendas por mês e região. O gerente quer poder filtrar por produto.Comparação com metas
Mostrar automaticamente se cada vendedor bateu ou não a meta mensal.Top 5 vendedores
Exibir um ranking dos 5 vendedores com maior volume de vendas no mês atual.Gráfico interativo
Criar um gráfico que permita visualizar a evolução das vendas ao longo do tempo, com possibilidade de filtrar por região e produto.Atualização automática
Garantir que, ao adicionar novos registros de vendas, o dashboard se atualize sem precisar redefinir intervalos manualmente.