Contexto:
Estou cursando Dados com IA pela Alura.
Meu objetivo é utilizar esses conhecimentos para criar um portfólio atrativo para iniciar minha carreira em dados.
Rotina atual:
* Trabalho das 07:00 às 13:00 de segunda a sexta.
* Das 19:00 às 22:00, faço faculdade (preciso dormir até as 23:00).
* Nos fins de semana, reservo o tempo para meus familiares/hobbies (sem estudos).
CRONOGRAMA DE AULAS ATE O FIM DO CURSO (aulas ao vivo - 8 horas)
semana 1: IA generativa
semana 2: Engenharia de prompt
semana 3: Excel
semana 4: Recursos visuais com excel
semana 5: Excel: logica booleana
semana 6: Excel: tabelas dinamicas
semana 7: Power BI - dashboard
semana 8: Power BI - ETL no Power Query
Objetivos:
Criar um plano de estudos detalhado e equilibrado para completar a formação em até 1 meses, considerando não apenas assistir às aulas, mas também:
* tempo para revisar conteúdos e as técnicas que posso utilizar;
* realizar exercícios práticos e projetos de aplicação (me ensinar como posso fazer isso de uma maneira efetiva, dando exemplos);
* realizar curso fora as aulas ao vivos na plataforma da Alura (contem 10 cursos e são necessárias 76 horas para conclusão)
Requisitos do plano:
* Distribuir as horas de forma realista entre os dias úteis (segunda a sexta)
* Incluir variedade de atividades: assistir às aulas, praticar, revisar e aplicar conceitos.
* Apresentar o plano em formato de tabela semanal, com estimativa de tempo diário e meta de progresso.
Tarefa do modelo:
* Gere um plano de estudos semanal personalizado e um resumo das estratégias de estudo recomendadas, levando em conta minha rotina, meus horários e o objetivo de concluir o curso em até 1 meses.
* Preciso que acompanhe o meu processo e ajuste o cronograma/estratégias de acordo com o meu desempenho.
RESPOSTAS (teve o detalhamento do que fazer em cada semana, porem, irei deixar somente isso para nao ficar tao extenso)
| Dia | Horário | Atividade | Meta diária |
|---|---|---|---|
| Segunda | 17h – 19h | Aula ao vivo (tema da semana) + anotações principais | 100% da aula da semana |
| Terça | 17h – 19h | Revisão guiada + exercícios práticos sobre a aula ao vivo | Revisar 100% do conteúdo + aplicar 1 exercício |
| Quarta | 17h – 19h | Curso complementar na Alura (relacionado ao tema da semana) | Completar 1h30–2h do curso |
| Quinta | 17h – 19h | Projeto prático curto (1 aplicação real do tema) | Criar ou aprimorar 1 parte do projeto |
| Sexta | 17h – 19h | Revisão geral da semana + registro no portfólio (GitHub ou Notion) | Consolidar aprendizado e publicar resultados |