1
resposta

[Projeto] Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Contexto:
Estou cursando Dados com IA pela Alura. 
Meu objetivo é utilizar esses conhecimentos para criar um portfólio atrativo para iniciar minha carreira em dados. 

Rotina atual: 
* Trabalho das 07:00 às 13:00 de segunda a sexta. 
* Das 19:00 às 22:00, faço faculdade (preciso dormir até as 23:00). 
* Nos fins de semana, reservo o tempo para meus familiares/hobbies (sem estudos). 

CRONOGRAMA DE AULAS ATE O FIM DO CURSO (aulas ao vivo - 8 horas) 
semana 1: IA generativa 
semana 2: Engenharia de prompt 
semana 3: Excel 
semana 4: Recursos visuais com excel 
semana 5: Excel: logica booleana 
semana 6: Excel: tabelas dinamicas 
semana 7: Power BI - dashboard 
semana 8: Power BI - ETL no Power Query 

Objetivos: 
Criar um plano de estudos detalhado e equilibrado para completar a formação em até 1 meses, considerando não apenas assistir às aulas, mas também: 

* tempo para revisar conteúdos e as técnicas que posso utilizar; 
* realizar exercícios práticos e projetos de aplicação (me ensinar como posso fazer isso de uma maneira efetiva, dando exemplos); 
* realizar curso fora as aulas ao vivos na plataforma da Alura (contem 10 cursos e são necessárias 76 horas para conclusão) 

Requisitos do plano: 
* Distribuir as horas de forma realista entre os dias úteis (segunda a sexta) 
* Incluir variedade de atividades: assistir às aulas, praticar, revisar e aplicar conceitos. 
* Apresentar o plano em formato de tabela semanal, com estimativa de tempo diário e meta de progresso. 

Tarefa do modelo: 
* Gere um plano de estudos semanal personalizado e um resumo das estratégias de estudo recomendadas, levando em conta minha rotina, meus horários e o objetivo de concluir o curso em até 1 meses. 
* Preciso que acompanhe o meu processo e ajuste o cronograma/estratégias de acordo com o meu desempenho.

RESPOSTAS (teve o detalhamento do que fazer em cada semana, porem, irei deixar somente isso para nao ficar tao extenso)

DiaHorárioAtividadeMeta diária
Segunda17h – 19hAula ao vivo (tema da semana) + anotações principais100% da aula da semana
Terça17h – 19hRevisão guiada + exercícios práticos sobre a aula ao vivoRevisar 100% do conteúdo + aplicar 1 exercício
Quarta17h – 19hCurso complementar na Alura (relacionado ao tema da semana)Completar 1h30–2h do curso
Quinta17h – 19hProjeto prático curto (1 aplicação real do tema)Criar ou aprimorar 1 parte do projeto
Sexta17h – 19hRevisão geral da semana + registro no portfólio (GitHub ou Notion)Consolidar aprendizado e publicar resultados

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Isabella! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Achei excelente o seu plano de estudos, ainda mais por ter sido criado com o apoio da IA — mostra que você está aplicando na prática o que aprendeu no curso de Engenharia de Prompt. A forma como organizou o cronograma está bem coerente com seus horários e objetivos.

Continue explorando a IA como parceira de aprendizado. Uma dica: teste diferentes prompts para ajustar o plano conforme sua rotina mudar — isso vai ajudar a deixar o processo ainda mais personalizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!