Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Projeto] Mão na massa: Analisando planilhas e gerando gráficos

Prompt 1: Analise e me explique de que se trata esse arquivo

Esse arquivo é uma planilha (CSV) de controle de notas de alunos. Vou te explicar de forma clara o que ele contém:

Estrutura do arquivo

Ele tem as seguintes colunas:
Aluno → nome do estudante
Prova 1, Prova 2, Prova 3, Prova 4 → notas obtidas em cada avaliação
Nota final → campo que deveria conter a média final (mas está vazio)

O que aparece nos dados
Cada linha representa um aluno com suas notas nas 4 provas. Por exemplo:
Marcelo Barbosa: 6.5, 8.3, 9.2, 7.2
Rafaela Santos: 8.3, 4.5, 7.5, 4.5
Ronaldo Santos: 7.0, 2.1, 8.9, 8.9

Porém, a coluna "Nota final" está sem valores (NaN), ou seja:

A média ainda não foi calculada
Ou o arquivo foi preparado para calcular depois
Interpretação
Esse arquivo provavelmente serve para:
Registrar notas de provas
Calcular a média final dos alunos
Avaliar desempenho escolar

Prompt 2: Agora quero que você calcule a média aritmética para cada aluno e me traga o resultado em formato de planilha Excel

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Infelizmente não consegui gerar o gráfico pois o ChatGPt limitou meu acesso temporário na versão gratuita e o gráfico gerado em outra IA não ficou bom.

Oi, Neusa! Tudo bem?

Você fez uma boa leitura da planilha e entendeu corretamente a estrutura dos dados e o objetivo dela. A explicação ficou clara e bem alinhada com o que o exercício pede.

Sobre não conseguir gerar o gráfico, isso acontece mesmo por limitação das ferramentas. O importante é que você entendeu o processo. Com esses dados, você já conseguiria montar o gráfico facilmente no Excel ou Sheets calculando a média e usando um gráfico de colunas ou dispersão.

Seu raciocínio está no caminho certo, principalmente na interpretação dos dados antes de sair gerando resultado.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade
solução!

Olá Victor! Tudo bem?
Obrigada pelo retorno!
Ontem eu tentei completar a tarefa, mas tive alguns imprevistos. O ChatGPT me limitou o uso no gratuito (normal, acontece) e O Google IA Studio ao acessar me deu mensagem de falha e negou meu acesso( já resolvido).
Seguindo sua sugestão fiz o processo no Excel e foi interessante saber que o gráfico de dispersão no Excel limita o eixo horizontal em números ( não permite nomes). Tentei fazer um índice para trocar por nomes,mas não consegui.
Segue o resultado final do que consegui fazer.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade