3
respostas

[Projeto] Mão na massa: analisando planilha e gerando gráficos

Fiz o processo e acabei tendo que realizar alguns ajustes por conta de problemas de falta de token, mas o chat me auxilio a criar o gráfico e até realizar a formatação do arquivo.

Caso queira posso compartilhar o link da conversa com o chat também

Link planilha

3 respostas

Oi, Flavio! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Tentei acessar seu link, mas ele está com acesso restrito. Caso queira que outras pessoas visualizem sua planilha, ela deverá estar no modo leitor.

1. Ao lado da sua foto de perfil, clique em Compartilhar:

IMenu de compartilhamento do Google Planilhas, ao lado da foto de perfil. O botão “Compartilhar” destacado em azul e o menu suspenso mostra a opção “Apenas eu posso acessar”, indicando que o arquivo está restrito e não pode ser visualizado por outras pessoas.

1. Em Acesso Geral, deixe com a seguinte configuração:
    1. Qualquer pessoa com link
    2. Leitor

Janela de compartilhamento do Google Planilhas exibindo as configurações de acesso de uma planilha. Na seção “Acesso geral”, as setas vermelhas destacam as opções “Qualquer pessoa com o link” e “Leitor”, indicando a configuração correta para permitir que qualquer pessoa visualize o arquivo sem editar. Na parte inferior aparecem os botões “Copiar link” e “Concluído”.

Após realizar essa alteração, sua planilha ficará acessível para que a comunidade consiga visualizar normalmente. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Conseguiu atualizar as permissões e testar o acesso novamente? Se sim, me responda aqui para que eu possa receber a notificação do sue tópico.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Monalisa como está

verdade acabei não disponibilizando para leitura,

Segue novamente o link

Link Planilha

Oi, Flavio!

Agradeço por compartilhar novamente o link!

Gostei da forma como você conduziu a atividade de analisando planilha e gerando gráficos, inclusive lidando com a limitação de tokens durante o processo. Isso mostra uma postura muito prática ao utilizar IA como apoio para resolver problemas reais. Também foi interessante perceber que você utilizou o chat não apenas para criar o gráfico, mas também para auxiliar na formatação do arquivo, algo muito comum no dia a dia de análise de dados. O gráfico apresentado ficou organizado e ajuda bastante na visualização das notas finais dos alunos, facilitando a interpretação das informações.

Continue explorando esse tipo de integração entre planilhas e inteligência artificial, porque isso pode acelerar bastante tarefas repetitivas e abrir espaço para análises mais estratégicas. ✨

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Qual foi a parte mais interessante para você ao usar IA nesse processo de análise e geração dos gráficos?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!