Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Mão na massa: analisando planilha e gerando gráficos

Solicitei ao ChatGPT e ao Google AI Studio para fazer a média.
Para eu fazer no excel, pedi ajuda ao ChatGPT para separar as colunas, mudar o intervalo, para calcular a média. Ele me instruiu de forma correta e deu tudo certo.
O Google AI Studio calculou as médias igual ao meu Excel. O ChatGPT arredondou as médias para baixo.
Quanto ao gráfico, o Google AI Studio me deu as instruções em Phyton, eu colei no Spyder e gerei o gráfico.
o ChatGPT tentou gerar a imagem gráfica e não conseguiu. Recarreguei a página e ele me enviou um link, porém não tinha nada no link, deu erro. Mas ele me passou uma leitura dos alunos com maiores, menores médias e a concentração.
O Gráfico que fiz no Excel foi semelhante, porém não selecionei a coluna com os nomes dos alunos.
Segue abaixo o gráfico feito a partir das instruções do Google AI Studio.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Oi, Gisele. Tudo bem?

O seu relato sobre o uso das diferentes ferramentas de inteligência artificial é muito valioso. É interessante observar como você utilizou o ChatGPT como um tutor para o Excel e o Google AI Studio para a parte de programação, demonstrando como essas tecnologias podem se complementar no dia a dia.

Um ponto de atenção importante no seu feedback foi o arredondamento das médias feito pelo ChatGPT. Isso reforça a necessidade de sempre conferirmos as saídas numéricas das IAs, especialmente em tarefas que exigem precisão matemática. O fato de você ter validado os dados no Excel e comparado com o AI Studio mostra um ótimo senso crítico na análise de dados.

Parabéns pela persistência em testar múltiplos caminhos e por compartilhar essa comparação detalhada com a comunidade.

Bons estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!