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[Projeto] Mão na massa: analisando planilha e gerando gráficos

Para a realização da atividade proposta foi utilizado o Gemini 2.5 pro.

[PASSO 1: DIAGNÓSTICO E EXPLORAÇÃO INICIAL DOS DADOS]

Iniciei carregando o arquivo Média de notas.csv para análise.

Análise da Estrutura: A planilha possui 999 linhas, no entanto, apenas as 20 primeiras contêm dados de alunos. O restante do arquivo parece estar vazio. As colunas identificadas são:

Aluno: Tipo Texto (object), contém os nomes.

Prova 1, Prova 2, Prova 3, Prova 4: Tipo Numérico (float64), contêm as notas.

Nota final: Tipo Numérico (float64), mas está completamente vazia (0 dados não nulos).

[PASSO 2: CÁLCULO DAS MÉDIAS ARITMÉTICAS]
Explicação: Utilizei a função de média do Pandas aplicada às colunas de notas (Prova 1 a Prova 4) para calcular a média aritmética individual de cada aluno.
Resultados: A nova coluna Média foi calculada com sucesso. Veja as médias dos 5 primeiros alunos:

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Verificação de Precisão: Realizei uma verificação manual para o primeiro aluno, "Marcelo Barbosa":
Notas: [6.5, 8.3, 9.2, 7.2]
Cálculo Manual: (6.5 + 8.3 + 9.2 + 7.2) / 4 = 31.2 / 4 = 7.80
Média registrada pelo sistema: 7.80.
A verificação confirma que o cálculo está correto.

[PASSO 3: ANÁLISE DE VISUALIZAÇÃO E EXECUÇÃO]

Explicação (Análise de Adequação): Tipicamente, gráficos de dispersão são usados para visualizar a relação entre duas variáveis numéricas (por exemplo, "Horas de Estudo" vs. "Nota Final").

Para o seu pedido – visualizar as médias individuais dos alunos – um Gráfico de Barras seria mais claro. Ele permitiria comparar diretamente a média de cada aluno (altura da barra) e ordená-los do maior para o menor.

Um gráfico de dispersão, neste caso, mostra as médias (eixo Y) em relação a um índice numérico de cada aluno (eixo X). Embora cumpra a solicitação, a comparação visual entre alunos específicos é menos intuitiva.

Geração do Gráfico (Execução): Seguindo sua solicitação, gerei o gráfico de dispersão.

O gráfico mostra cada ponto representando a média de um aluno, com uma linha tracejada vermelha indicando a média geral da turma.

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Em seguida, fiz o seguinte pedido: calcule a média aritmética das notas de cada um dos alunos.

Aqui está a tabela completa com a média aritmética calculada para cada um dos 20 alunos, conforme solicitado:
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Como um insight adicional de especialista, também calculei a média aritmética geral da turma, que é 6.09.

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1 resposta

Olá, Breno! Tudo bem?

Parabéns pela análise excepcionalmente detalhada e bem estruturada! Sua abordagem, dividida em diagnóstico, cálculo e visualização, demonstra um grande domínio do processo de análise de dados.

Fiquei especialmente impressionado com seu insight sobre a adequação do gráfico de dispersão versus o de barras, essa capacidade de análise crítica é uma habilidade valiosíssima para um especialista em dados. A verificação manual dos cálculos também mostra um rigor profissional excelente.

Bons estudos!

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