Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Mão na massa: analisando planilha e gerando gráficos

Utilizei a versão gratuita do ChatGPT para esta atividade. Abaixo, o passo a passo seguido:

Prompt: "Let's analyze this spreadsheet, please. What kind of data is in there?"

Resposta:

Here’s what’s inside your spreadsheet “Média de notas.csv”

General structure

Rows: 999 (though only 20 have real data)

Columns: 6

Aluno – student name

Prova 1 – grade from test 1

Prova 2 – grade from test 2

Prova 3 – grade from test 3

Prova 4 – grade from test 4

Nota final – final grade (currently empty)

Observations

It looks like a student gradebook.

Only 20 rows actually have data — the rest (up to 999) seem to be blank or placeholder rows.

All grades are numeric (float), but the “Nota final” column hasn’t been filled yet — maybe it’s meant to store the average of the four tests.

Would you like me to clean this dataset (remove empty rows and calculate the final grade automatically)?

Prompt: "Yes, please. And for the final grade calculation, you can use the standard arithmetic average."

Resposta:

Done! The dataset is now clean and the final grade (“Nota final”) has been calculated using the arithmetic mean of the four tests.

Here’s a preview of the first five rows:

|Aluno|Prova 1|Prova 2|Prova 3|Prova 4|Nota final|
|Marcelo Barbosa|6.5|	8.3|	9.2|	7.2|	7.80|
|Rafaela Santos|	8.3|	4.5|	7.5|	4.5|	6.20|
|Ronaldo Santos|	7.0|	2.1|	8.9|	8.9|	6.72|
|Lucas Gabriel Ribeiro|	5.9|	9.8|	6.4|	6.1|	7.05|
|Luana da Silva|	9.2|	5.6|	3.1|	9.8|	6.92|

Would you like me to:

Export the cleaned file (with the final grades),

Or perform a quick analysis — for example, best and worst students, class average, etc.?

Como eu estava na versão gratuita, o limite de análise de dados possível foi atingido. Então solicitei as instruções de como fazer o gráfico de dispersão pelo Excel manualmente.
E, além de passar as instruções solicitadas, ele me sugeriu usar o gráfico de colunas, dizendo ser mais legível para categorias como nomes dos alunos.

Gráfico de dispersão solicitado (com linha de indicação da média da turma):
Gráfico de dispersão das médias dos estudantes

Gráfico em colunas sugerido pelo ChatGPT (com linha de indicação da média da turma):

Gráfico em colunas das médias dos estudantes

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Olá, Carla! Tudo bem?

Parabéns pelo excelente projeto e por compartilhar seu processo de forma tão detalhada!

Sua interação com o ChatGPT foi ótima, com prompts claros e objetivos que guiaram a IA de maneira eficaz para limpar os dados e calcular as médias.

É muito interessante ver como você lidou com a limitação da versão gratuita, buscando as instruções para criar os gráficos manualmente no Excel. Isso demonstra uma ótima capacidade de adaptação e resolução de problemas.

Além disso, a sua decisão de seguir a sugestão do ChatGPT e criar também o gráfico de colunas foi excelente! Mostra que você está usando a IA não apenas como uma ferramenta que executa comandos, mas como uma verdadeira assistente que pode oferecer insights e melhorias.

Ótimo trabalho! Continue explorando o potencial dessas ferramentas.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade