1
resposta

[Projeto] Mão na massa: analisando planilha e gerando gráficos

Meu primeiro Prompt ao Chatgpt foi: "Analise os dados dessa planilha".

Ele gerou o seguinte:

O arquivo tem 999 linhas, mas apenas as 20 primeiras contêm dados reais — o restante parece estar vazio. As colunas são: Aluno, Prova 1, Prova 2, Prova 3, Prova 4 e Nota final (essa última está completamente em branco).

Resumo dos dados válidos (20 alunos)

As notas vão de 2,1 até 9,8. A média geral de cada prova é:

Prova 1: ~7,07

Prova 2: ~6,72

Prova 3: ~6,91

Prova 4: ~7,14

A maior variação ocorreu na Prova 2 (notas bem distribuídas entre altas e baixas). A “Nota final” provavelmente precisa ser calculada (média das provas ou outro critério).

Meu segundo Prompt foi: "Calcule e mostre as médias de todos os alunos, na ordem em que eles estão na planilha". Resultado:

Aqui estão as médias calculadas para cada aluno, seguindo exatamente a ordem original da planilha:

Marcelo Barbosa 7,80
Rafaela Santos 6,20
Ronaldo Santos 6,73
Lucas Gabriel Ribeiro 7,05
Luana da Silva 6,93
Mariana Pereira 4,28
Maria Eduarda Farias 7,68
Fernando Henrique Silva 6,25
Pedro Henrique Souza 6,33
Ana Paula Oliveira 3,93
Natália Guimarães 4,75
João Vitor Ferreira 4,93
Rodrigo Almeida 5,98
Gustavo Carvalho 6,85
Leticia Costa 7,03
Aline da Rocha 6,60
Marcos Vinicius Lima 5,73
Carla Cristina Castro 3,05
Isabela da Costa 6,43
Bruna Oliveira 7,25

Então eu fiz um último Prompt:

"Gere um gráfico com as médias de cada uma das provas. Cada prova deve ser representada por duas colunas: uma com a média das notas dos alunos, e a outra a média das notas das alunas."

O resultado:

Um gráfico com colunas azuis representando as médias dos homens e colunas laranjas representando as médias das mulheres em quatro provas diferentes. Os homens se sairam melhor nas provras 1, 2 e 3. As mulheres se sobressairam apenas na prova 4.

1 resposta

Oi, Sanny! Como vai?

Gostei de como você estruturou os prompts para explorar a planilha, principalmente ao separar a análise geral do cálculo de médias e depois criar o gráfico. Isso mostra organização e clareza no raciocínio. É um ótimo caminho para extrair insights mais úteis.

Continue praticando essa sequência lógica, pois ela ajuda a criar resultados mais completos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!