1
resposta

[Projeto] Mão na massa: Analisando a planilha e gerando o GRafico

Inicialmente não conseguir fazer a atividade com IA Studio, pois o arquivo não foi carregado. Em paralelo utilizei o Copilot, assim como o IA Studio, ele não leu o arquivo csv. Eu submeti os dados todos em uma linha, a IA organizou em tabela (Cálculo da Nota Final [\text{Nota final} = \frac{\text{Prova 1} + \text{Prova 2} + \text{Prova 3} + \text{Prova 4}}{4}] e gerou analises bem interessantes e completas com mais sugestões, destaques de alunos com melhores notas, destaque para alunos que precisam de ajuda, e sugeriu ações.

Seguir com o ChatGPT, que conseguiu fazer a leitura do arquivo, mas ainda com limitações, após orientar a leitura em csv. a IA conseguiu transformar em tabela e fazer a primeira análise, posteriormente gerando o gráfico.

Média de notas.csv
Eu disse:
Analise os tipos de dados que contém no arquivo
O ChatGPT disse:
Parece que o arquivo não foi interpretado corretamente — ele está sendo lido como uma única coluna de texto, o que indica que o delimitador usado (provavelmente vírgula , ou ponto e vírgula ;) não foi identificado corretamente pelo pandas.
Resumo do que encontramos:
• O arquivo contém apenas uma coluna com o nome:
• Aluno,Prova 1,Prova 2,Prova 3,Prova 4,Nota final
• Todas as informações estão dentro dessa mesma coluna, separadas por vírgulas.
• Os dados parecem seguir um formato CSV com delimitador de vírgula (,).
Vamos ajustar a leitura para isso. Deseja que eu:
1. Releia o arquivo corretamente com o separador de vírgula e mostre os tipos de dados por coluna?
2. Ou apenas identifique o tipo de dado esperado em cada campo (texto, numérico, etc.) sem reler?
(Opcionalmente, você pode confirmar: o arquivo foi salvo direto do Excel?)
Eu disse:
Se trata de arquivo csv. Com base nesta analise calcule a média aritmética das notas de cada um dos alunos.
O ChatGPT disse:
Aqui estão as médias aritméticas das notas (Provas 1 a 4) para os primeiros alunos do arquivo:
Aluno Média Calculada
Marcelo Barbosa 7,80
Rafaela Santos 6,20
Ronaldo Santos 6,73
Lucas Gabriel Ribeiro 7,05
Luana da Silva 6,93
Mariana Pereira 4,28
Maria Eduarda Farias 7,68
Fernando Henrique Silva 6,25
Pedro Henrique Souza 6,33
Ana Paula Oliveira 3,93
Deseja que eu:
• adicione também a nota final original para comparar com a média calculada,
ou
• gere um arquivo CSV com todas as médias dos alunos?
Você disse:
Gere um gráfico de dispersão para os dados apresentados
O ChatGPT disse:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aqui está o gráfico de dispersão mostrando a distribuição das médias aritméticas dos alunos com base nas quatro provas.
Cada ponto azul representa a média de um aluno, permitindo visualizar:
• A variação no desempenho geral da turma,
• A dispersão das notas (quanto mais espalhados os pontos, maior a diferença de desempenho entre alunos),
• E possíveis tendências ou agrupamentos, como alunos concentrados em faixas de média semelhantes (por exemplo, entre 6 e 8).
Esse tipo de gráfico é útil para identificar outliers (médias muito altas ou muito baixas) e entender o comportamento geral do grupo avaliado.
Deseja que eu gere também um histograma para mostrar a distribuição das médias por faixas de nota (ex: quantos alunos ficaram entre 5 e 6, 6 e 7 etc.)?

Interação finalizada!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Carla! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei de ver como você explorou diferentes ferramentas de IA para resolver o problema de leitura do arquivo e análise dos dados. Você mostrou persistência ao testar alternativas e conseguiu gerar um gráfico de dispersão relevante para visualizar o desempenho da turma.

Continue explorando essas possibilidades, quanto mais você experimenta, mais aprende sobre o comportamento dos dados e as limitações das ferramentas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!