Me explique passo a passo como eu poderia organizar minha rotina de estudos da Alura de maneira mais eficaz e detalhada. Crie uma rotina semanal para que eu possa estar alinhada com a área de engenharia de software e analise de dados até daqui a 6 meses
Organizar uma rotina de estudos em tecnologia exige um equilíbrio entre o consumo de conteúdo e a prática constante. Seis meses é um excelente prazo para construir uma fundação sólida, e a chave é estruturar o aprendizado para que a teoria não fique isolada da aplicação.
Estruturação da Rotina de Estudos
Transição e Fundamentos
A transição da lógica de programação em blocos para a sintaxe de linguagens de mercado é o seu ponto de partida. O Python é a escolha ideal para o seu objetivo, pois ele transita nativamente tanto na Engenharia de Software (Back-end, APIs) quanto na Análise de Dados (Data Science, Machine Learning). Na Alura, priorize a "Formação Python" antes de ramificar para ferramentas mais específicas.A Adaptação da Disciplina
Você já tem a vivência de manter um cronograma focado e rigoroso de preparação intensiva. A principal mudança ao estudar tecnologia é que o foco sai da leitura e retenção teórica para a prática ativa. Assista às aulas sempre com a IDE (ambiente de desenvolvimento) aberta, quebrando e testando o código do instrutor em tempo real.Conforto e Foco
A programação e a análise de dados exigem horas a fio na frente do computador, resolvendo problemas que muitas vezes causam frustração inicial. Ajuste sua cadeira ergonômica, garanta que seu monitor esteja na altura correta e utilize o método Pomodoro (blocos de 25-50 minutos de foco por 5-10 de pausa). Isso preserva sua coluna e sua energia mental para o longo prazo.
Cronograma Semanal (Horizonte de 6 Meses)
Esta rotina foi desenhada para construir autonomia técnica e servirá como um excelente complemento prático e antecipado para uma graduação formal em Engenharia de Software.
Dia da Semana Foco na Plataforma Alura Metodologia
Segunda-feira
Engenharia de Software: Linguagem e Lógica Aulas de Python, Orientação a Objetos e estruturas de repetição. Prática de sintaxe.
Terça-feira
Engenharia de Software: Infraestrutura e Código Cursos de versionamento (Git/GitHub), Clean Code e introdução a testes automatizados.
Quarta-feira
Análise de Dados: Extração e Manipulação Modelagem de Bancos de Dados, consultas em SQL e uso de bibliotecas como Pandas.
Quinta-feira
Análise de Dados: Visualização e BI Cursos de estatística básica para tech, Power BI, ou visualização com Matplotlib.
Sexta-feira
Mão na Massa: Projeto Integrador Dia sem tutoriais. Tente construir um mini-projeto unindo o código de segunda e os dados de quarta.
Sábado
Revisão e Expansão Leitura de documentação oficial, artigos e resolução de pequenos desafios de lógica.
Domingo
Descanso e Planejamento Pausa real. Use apenas 15 minutos para separar os cursos e links da semana seguinte.
Marcos de Progresso:
Mês 1 a 2: Domínio da sintaxe, criação de pequenos scripts lógicos e uso confortável do terminal e do Git.
Mês 3 a 4: Capacidade de conectar seu código a um banco de dados, fazer consultas SQL complexas e limpar bases de dados (arquivos CSV/Excel) usando programação.
Mês 5 a 6: Desenvolvimento de pequenas aplicações (como uma API simples) e construção de painéis interativos com dados reais, unindo as duas áreas.
O gemini me deu as descrições bem detalhadas sem ter que usar tantos detalhes, algumas coisas iniciais como pedir pra explicar passo a passo ja auxiliarem muito