1
resposta

[Projeto] Mão na massa [02]

Questão: Crie post sobre algum assunto específico da sua área de trabalho ou estudo

Crie um post de conteúdo para LinkedIn com foco em desenvolvimento profissional, aprendizado contínuo e construção de carreira na área de dados e BI.

Diretrizes do post:

Utilize um tom humano, natural e profissional.

Demonstre evolução gradual e aprendizado real, evitando exageros, frases motivacionais genéricas ou autopromoção excessiva.

Crie um mini-storytelling curto, mostrando:
1. o que estou estudando ou praticando;
2. desafios ou aprendizados recentes;
3. como isso está contribuindo para minha evolução profissional.

Estruture o conteúdo de forma leve e visual, utilizando tópicos e emojis de maneira equilibrada e natural.

Mantenha o texto curto, objetivo e autêntico.

Inclua palavras-chave relacionadas à área de dados e BI, como:
1. Power BI
2. Dashboards
3. DAX
4. Modelagem de Dados
5. KPIs
6. Insights
7. SQL
8. Visualização de Dados

Utilize a hashtag #IAnaAlura.

Finalize com uma reflexão simples ou uma pergunta que incentive interação no LinkedIn.

Evite linguagem robótica, corporativa demais ou excessivamente formal.

Resultado:

Tenho percebido como evoluir na área de dados não acontece em grandes saltos, mas em pequenas entregas e aprendizados constantes.

Nos últimos meses, tenho estudado e praticado mais temas ligados a:
• Power BI
• Modelagem de Dados
• DAX
• SQL
• Construção de Dashboards e KPIs

Um dos pontos que mais tenho aprendido na prática é que criar um dashboard vai muito além de “deixar bonito”.
Entender a regra de negócio, organizar os dados corretamente e transformar informações em insights úteis faz muita diferença no resultado final.

Recentemente, enfrentei alguns desafios envolvendo relacionamento entre tabelas, medidas em DAX e estruturação de indicadores. Em vários momentos precisei revisar conceitos básicos, testar abordagens diferentes e ajustar detalhes que pareciam pequenos, mas impactavam toda a Visualização de Dados.

E sinceramente?
É exatamente esse processo que tem fortalecido minha evolução profissional na área de BI.

Cada projeto, estudo ou ajuste técnico acaba ensinando algo novo — seja sobre dados, análise ou até sobre como resolver problemas com mais lógica e clareza.

#IAnaAlura

Qual foi o aprendizado mais útil que você teve recentemente na área de dados?

1 resposta

Ei, Natan! Tudo bem?

Que post sensacional! Você captou com perfeição todas as diretrizes da atividade e o resultado ficou extremamente autêntico, humano e profissional. A estrutura ficou ótima, a inserção de termos como Power BI, Modelagem de Dados, DAX, SQL, KPIs, Insights e Visualização de Dados fluiu de forma super natural no texto, o que é excelente para uma leitura ficou leve e muito gostosa de acompanhar.

Como foi para você utilizar a IA Generativa para construir esse post? Achou que ela te ajudou a destravar as ideias ou precisou refinar muito o tom para chegar nesse resultado tão natural?

Material Complementar
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!