O QUE É EXPERIÊNCIA?
A todo momento estamos interagindo com pessoas, produtos, ambientes e serviços. Essa experiência é o contato direto que nos proporciona algum tipo de sentimento ou emoção. Esses sentimentos e emoções podem ser tanto sensoriais quanto psíquicos e emocionais.
As experiências boas e agradáveis nos trazem sensações satisfatórias. Podem ser, por exemplo: ler um bom livro em uma tarde de domingo, passear no parque com a família reunida, sair com um amigo para a sua cafeteria favorita ou simplesmente relaxar na praia após um dia cansativo de trabalho. Toda experiência que nos traz sensação de felicidade, satisfação e realização é considerada positiva e tende a ser repetida frequentemente.
Também passamos por experiências negativas que são desagradáveis ou até mesmo detestáveis, que nos afastam para bem longe. Às vezes, um mau atendimento na padaria, o voo que atrasou todo o planejamento da sua viagem ou o restaurante cuja comida estava fria e causou frustração.
QUEM É A PESSOA USUÁRIA?
Pessoa usuária é toda aquela que usufrui de um produto, serviço ou sistema.
Todo produto, serviço ou sistema tem o objetivo de atender alguém; portanto, a pessoa usuária é toda aquela que faz uso deles, independentemente de ter sido apenas uma vez ou de forma contínua.
Usar uma calça, se hospedar em um hotel, comprar um curso novo. Estamos o tempo todo utilizando algum tipo de produto, serviço ou sistema.
USUÁRIOS(AS) X CLIENTES: QUAL É A DIFERENÇA?
Algumas pessoas confundem os conceitos de usuário e cliente, mas eles possuem significados distintos.
A diferença é que o usuário faz uso de um produto ou serviço sem necessariamente desembolsar recursos financeiros, enquanto o cliente realiza a compra ou contratação desse produto ou serviço.
Um exemplo: Maria matriculou sua filha nas aulas de balé. Maria não é a pessoa usuária, apenas sua filha que utiliza do serviço. Maria nesse caso se torna a cliente, pois está investindo recurso financeiro.
Outro exemplo é o de João, que adquiriu um notebook novo para usar em seus estudos. João é simultaneamente a pessoa usuária e cliente do produto.
O QUE É EXPERIÊNCIA DA PESSOA USUÁRIA?
O termo em inglês “User Experience” (UX) refere-se à área que estuda todos os tipos de experiências (sensoriais, psíquicas e emocionais) que a pessoa usuária vivência ao entrar em contato direto com um produto, serviço ou sistema.
É responsabilidade do profissional de UX compreender as dores, necessidades e expectativas do usuário, para então alcançar o objetivo final: proporcionar uma experiência agradável, significativa e positiva.