VERSÃO PARA ADOLESCENTES
Por fim solicitei uma nova Versão, mesma ideia, mas visando o grupo de adolescentes.
Entendido, Ricardo! Vamos deixar a linguagem mais leve, descontraída e adaptada para a juventude. Aqui está a nova versão:
MAKING PROMPTS DOS PROMPTS - JUVENTUDE STYLE
POR RICARDO COSTA VAL
Beleza, galera! Seguem uns prompts massa pra vocês mandarem bem nos estudos e projetos:
1. Organiza aí meu rolê de estudos!
Me ajuda a organizar um plano de estudos sobre IA, machine learning e programação. Inclui tempo pra ver uns cursos online, meter a mão nos projetos e fazer uns exercícios. Faz um cronograma daora que encaixe numa semana."*
2. Simula uma entrevista top!
Faz uma entrevista técnica comigo pra uma vaga de desenvolvedor. Manda perguntas sobre algoritmos, estrutura de dados e design de sistemas. Dá um feedback sincero e umas dicas pra eu melhorar.
3. Quiz pra revisar e brilhar
Cria um quiz com 10 perguntas e respostas sobre engenharia de prompts. Me desafia com questões práticas e conceituais pra eu ver o que aprendi até agora.
4. Meu dia perfeito, bora lá!
Me ajuda a planejar um dia produtivo com tarefas do trabalho, exercícios físicos e um tempinho pra curtir. Faz uma agenda que tenha foco e equilíbrio, tipo vibe boa."*
5. Ideias pra uma história bolada
Me ajuda a bolar uma história sobre uma sociedade futurista onde IA e humanos vivem de boas. Sugere uns temas da hora, personagens maneiros e conflitos que prendam a atenção.
6. Projetos pra quem tá começando
Sugere três ideias de projeto com Python e machine learning que sejam tranquilos pra quem tá iniciando. Explica rapidinho o que cada projeto ensina.
Cinco causas de fazer um prompt errado (e como evitar):
1. Sem direção, tipo vago demais
- Dá ruim quando não fica claro o que você quer.
- Manda direto e sem enrolar, tipo: "Explica machine learning usado na medicina com exemplos."
2. Querendo abraçar o mundo
- Muito amplo = resposta sem foco.
- Fala o que você quer exatamente e dá um contexto bacana.
3. Faltou o contexto chave
- Se deixar o modelo no escuro, não vai rolar.
- Conta sobre o público, objetivo, ou tema pra acertar.
4. Não testar e melhorar
- Não refinar o prompt é perder a chance de acertar em cheio.
- Tenta de novo, ajusta e vai testando até ficar no ponto.
5. Info em excesso
- Lotar de detalhes atrapalha.
- Vai no essencial, o simples funciona melhor!