Fichamento de Artigo Cientifico: [Titulo do Artigo]
Identificacao e Referencia
Referencia Completa (Padrao ABNT/APA): Sobrenome, Nome. Titulo do artigo. Nome da Revista, v. X, n. Y, p. inicial-final, ano.
Link de Acesso/DOI: [Inserir link ou DOI aqui]
Palavras-chave do Artigo: [Palavra 1, Palavra 2, Palavra 3]
Minhas Palavras-chave (Tags de organizacao): [Ex: MetodologiaQualitativa, TemaX, AutorDeReferencia]
Visao Geral do Artigo (O Coracao da Pesquisa)
Tema Central: O que o artigo estuda, afinal? (Em uma ou duas frases).
Problema de Pesquisa: Qual e a pergunta que o autor quer responder?
Objetivo Principal: O que o estudo pretende alcancar?
Hipotese (se houver): Qual era a suposicao inicial do autor?
Metodologia (Como foi feito?)
Tipo de Pesquisa: ( ) Qualitativa | ( ) Quantitativa | ( ) Mista
Abordagem: ( ) Estudo de Caso | ( ) Revisao de Literatura | ( ) Experimental | ( ) Outro: _________
Coleta de Dados: Como os dados foram obtidos? (Questionarios, entrevistas, banco de dados, artigos selecionados).
Amostra/Sujeitos: Quem ou o que foi analisado? (Ex: 50 gestores de TI, 15 artigos de 2020 a 2025).
Principais Achados e Discussao (O que foi descoberto?)
Resultados Principais: Quais foram as conclusoes concretas do estudo? (Use topicos para facilitar).
Achado 1: ...
Achado 2: ...
Conclusao do Autor: Qual e a resposta final para o problema de pesquisa?
Limitacoes da Pesquisa: O que o proprio autor identificou como ponto fraco ou escopo limitado?
Citacoes Diretas Relevantes (Para usar no meu texto)
Selecione trechos exatos que podem virar citacoes no seu trabalho, sempre anotando a pagina.
Trecho Citado: "Inserir a frase exata aqui entre aspas"
Pagina: p. 12
Contexto / Por que e importante?: Define o conceito principal de...
Trecho Citado: "Outra frase marcante"
Pagina: p. 15
Contexto / Por que e importante?: Contrapoe a teoria do autor X...
Analise Critica e Conexoes (As minhas impressoes)
Relacao com o meu trabalho: Como este artigo ajuda a responder aos meus objetivos ou fundamentar minha teoria?
Pontos Fortes: (Ex: Metodologia muito bem amarrada, revisao de literatura profunda).
Pontos Fracos: (Ex: Amostra muito pequena, dados desatualizados).
Proximos Passos / Insights: Ideias que surgiram durante a leitura (Ex: "Buscar os autores citados na pagina 8", "Usar esse mesmo metodo no meu capitulo 3").
Dicas de preenchimento rapido:
Nao tente ler e fichar ao mesmo tempo: Faça uma leitura dinamica primeiro (Resumo, Introducao e Conclusao), entenda o panorama e depois volte preenchendo o fichamento na segunda leitura.
Seja conciso: O fichamento serve para voce nao precisar reler o artigo de 30 paginas inteiro no futuro. Guarde apenas o ouro.