1
resposta

[Projeto] Magical sem Magical fiz um template de fichamento de artigos científicos no Gemini e pedi sem formatação e emojis pra consguir colocar aqui

Fichamento de Artigo Cientifico: [Titulo do Artigo]

Identificacao e Referencia

Referencia Completa (Padrao ABNT/APA): Sobrenome, Nome. Titulo do artigo. Nome da Revista, v. X, n. Y, p. inicial-final, ano.

Link de Acesso/DOI: [Inserir link ou DOI aqui]

Palavras-chave do Artigo: [Palavra 1, Palavra 2, Palavra 3]

Minhas Palavras-chave (Tags de organizacao): [Ex: MetodologiaQualitativa, TemaX, AutorDeReferencia]

Visao Geral do Artigo (O Coracao da Pesquisa)

Tema Central: O que o artigo estuda, afinal? (Em uma ou duas frases).

Problema de Pesquisa: Qual e a pergunta que o autor quer responder?

Objetivo Principal: O que o estudo pretende alcancar?

Hipotese (se houver): Qual era a suposicao inicial do autor?

Metodologia (Como foi feito?)

Tipo de Pesquisa: ( ) Qualitativa | ( ) Quantitativa | ( ) Mista

Abordagem: ( ) Estudo de Caso | ( ) Revisao de Literatura | ( ) Experimental | ( ) Outro: _________

Coleta de Dados: Como os dados foram obtidos? (Questionarios, entrevistas, banco de dados, artigos selecionados).

Amostra/Sujeitos: Quem ou o que foi analisado? (Ex: 50 gestores de TI, 15 artigos de 2020 a 2025).

Principais Achados e Discussao (O que foi descoberto?)

Resultados Principais: Quais foram as conclusoes concretas do estudo? (Use topicos para facilitar).

Achado 1: ...

Achado 2: ...

Conclusao do Autor: Qual e a resposta final para o problema de pesquisa?

Limitacoes da Pesquisa: O que o proprio autor identificou como ponto fraco ou escopo limitado?

Citacoes Diretas Relevantes (Para usar no meu texto)
Selecione trechos exatos que podem virar citacoes no seu trabalho, sempre anotando a pagina.

Trecho Citado: "Inserir a frase exata aqui entre aspas"

Pagina: p. 12

Contexto / Por que e importante?: Define o conceito principal de...

Trecho Citado: "Outra frase marcante"

Pagina: p. 15

Contexto / Por que e importante?: Contrapoe a teoria do autor X...

Analise Critica e Conexoes (As minhas impressoes)

Relacao com o meu trabalho: Como este artigo ajuda a responder aos meus objetivos ou fundamentar minha teoria?

Pontos Fortes: (Ex: Metodologia muito bem amarrada, revisao de literatura profunda).

Pontos Fracos: (Ex: Amostra muito pequena, dados desatualizados).

Proximos Passos / Insights: Ideias que surgiram durante a leitura (Ex: "Buscar os autores citados na pagina 8", "Usar esse mesmo metodo no meu capitulo 3").

Dicas de preenchimento rapido:

Nao tente ler e fichar ao mesmo tempo: Faça uma leitura dinamica primeiro (Resumo, Introducao e Conclusao), entenda o panorama e depois volte preenchendo o fichamento na segunda leitura.

Seja conciso: O fichamento serve para voce nao precisar reler o artigo de 30 paginas inteiro no futuro. Guarde apenas o ouro.

1 resposta

Oii Marcelo, tudo bem?

Que aplicação inteligente! Usar o Gemini para montar o template e ainda adaptar a entrega para funcionar dentro do fórum mostra que você entendeu o espírito da atividade, mesmo com as limitações do Magical no plano gratuito.

O template ficou muito bem estruturado. A seção de "Citações Diretas Relevantes" com campo para página e contexto é um detalhe que faz muita diferença na hora de escrever o trabalho de verdade. E as dicas de preenchimento rápido no final são um bônus que vai ajudar qualquer pessoa que usar esse modelo.

Obrigada por compartilhar aqui no fórum, com certeza vai ser útil para outros alunos que também precisam fichar artigos científicos.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade