1
resposta

[Projeto] Loop do Hábito

De modo inconsciente eu já fazia isso, no intuito de ler mais e melhorar meu horário de sono. Tenho tido dificuldade em regular meu sono para dormir antes da meia-noite.
Sinal: deixo um livro de baixo do travesseiro ou no canto da cama
Rotina: se eu não estiver conseguindo dormir eu devo ler ao invés de ficar no celular, pois ler e diminuir a incidência de luz azul ajuda seu cérebro a acalmar e entrar em estado de relaxamento.
Recompensa: cair no sono ou pelo menos ler mais e não procrastinar no celular. De uma maneira ou outra eu saio benefíciada.

1 resposta

Oi Valentina!

Que interessante a forma como você está tentando ajustar seu sono e aumentar seu tempo de leitura! Você já tem um bom começo para o seu Loop do Hábito. Vamos ver se conseguimos ajustar alguns detalhes para te ajudar ainda mais.

A ideia do Loop do Hábito é realmente criar um ciclo que te leve a um comportamento desejado de forma consistente. Você já tem um sinal (o livro ao lado da cama) e uma rotina (ler ao invés de usar o celular). A recompensa é essencial, e você já identificou duas: dormir melhor ou ler mais.

Trouxe algumas sugestões para fortalecer ainda mais esse loop:

1. Sinal: Além de deixar o livro ao lado da cama, você pode criar um ambiente mais propício ao sono, como diminuir as luzes do quarto ou usar uma música relaxante. Isso pode ajudar a sinalizar ainda mais claramente ao seu cérebro que é hora de relaxar.

2. Rotina: Tente estabelecer um horário fixo para ir para a cama, mesmo nos fins de semana. Isso pode ajudar seu corpo a se acostumar com o novo horário de dormir.

3. Recompensa: Para reforçar ainda mais a recompensa, você pode se permitir algo que goste muito no dia seguinte, caso consiga cumprir o hábito. Pode ser um café especial ou um tempo extra para fazer algo que você ama.

Lembre-se de que criar novos hábitos leva tempo e paciência, então não se preocupe se não funcionar perfeitamente desde o início. Ajustes podem ser necessários ao longo do caminho.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!