Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Projeto] Lógica de programação - Projeto acessibilidade e inclusão

Meu projeto inicial de site que ainda estou em processo de desenvolvimento foi construído com o objetivo de fornecer suporte emocional e informações acessíveis para pessoas com diferentes necessidades. Ele foi idealizado para ser funcional, responsivo e acolhedor, utilizando tecnologias da web (HTML, CSS e JavaScript) e seguindo boas práticas de programação. Aspectos Fundamentais da Lógica de Programação no Projeto Estruturação do Fluxo do Site:

Dividi o projeto em seções bem definidas (Recursos, SOS, Momentos de Crise, Meu Refúgio Literário, Joguinhos, etc.). Usamos funções claras para navegar pelas seções e oferecer uma experiência fluida:function scrollToSection(sectionId) { document.getElementById(sectionId).scrollIntoView({ behavior: 'smooth' }); }

Interatividade com JavaScript:

Adicionamos funcionalidades dinâmicas, como: Alternar temas claros e escuros com armazenamento da preferência no localStorage. Botão de ajuda emergencial que utiliza function chamarEmergencia(numero) { alert(Ligando para ${numero}...); window.location.href = tel:${numero}; } Acessibilidade Incorporada:

Adotamos práticas como ARIA Labels para melhorar o suporte a leitores de tela: html Copiar Editar

Garanti contraste adequado e letras em amarelo neon no modo escuro para maior visibilidade. Gamificação:

Desenvolvemos um jogo simples e educativo, onde o jogador coleta girassóis e recebe frases motivacionais como reforço positivo: javascript Copiar Editar function updateScore(points) { score += points; document.getElementById("score").innerText = Pontuação: ${score}; } Ferramentas Avançadas:

Criamos um Diário de Emoções que utiliza lógica para identificar padrões emocionais. Adicionamos um mapa interativo que pode ser integrado ao Google Maps API. Incluímos reconhecimento de voz para navegação hands-free, promovendo ainda mais inclusão.

Foco na Acessibilidade O ponto central do projeto foi sempre pensar no usuário final:

Inclusão de Pessoas com Deficiências Ocultas:

Usamos o conceito do Cordão de Girassóis para conscientização. Criamos seções educativas sobre deficiências invisíveis, como esquizofrenia, promovendo empatia e combate ao preconceito. Apoio Emocional:

Desenvolvemos recursos como: Sessões de meditação guiada. Terapia da Mulher para elevar a autoestima e empoderamento. Sugestões de apps úteis, como Calm e Daylio. Modo de Acessibilidade:

Modo Zen para remover distrações. Opções de temas responsivos para usuários com daltonismo e outras condições visuais. Por que a Lógica de Programação Foi Essencial? A lógica foi o "coração" do projeto, permitindo:

Automatização: Como o sistema de lembretes inteligentes e padrões no Diário de Emoções. Interatividade: Oferecendo botões, jogos e funcionalidades dinâmicas. Simplicidade: A lógica clara e organizada facilita a manutenção e evolução do site. Este projeto é mais do que um site; é uma ferramenta de empatia e inclusão, provando que a lógica de programação, combinada com um objetivo nobre, pode transformar vidas. Sim, pretendo adicionar uma imagem que simbolize todas as deficiências ocultas, pois, atualmente, vemos muita visibilidade sobre o autismo, o que é essencial, mas e quanto à esquizofrenia? Onde está o cuidado com essas pessoas? Precisamos enxergar a realidade de ambas as condições, sem minimizar a dor de ninguém ou fechar os olhos para aqueles que também enfrentam desafios diários Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Como a Acessibilidade Pode Salvar Vidas Acesso a Informações Vitais

O site conecta as pessoas a recursos, como centros de apoio psicológico (CAPS) e serviços de emergência, rapidamente e sem barreiras. Informações claras sobre como identificar e lidar com crises emocionais podem ser a diferença entre pedir ajuda ou sofrer em silêncio.

4 respostas

Oi Jaine,

Parabéns pelo seu projeto! 👏 É inspirador ver como você está aplicando a lógica de programação para criar uma ferramenta tão valiosa de apoio e inclusão.

A estrutura do seu site, com seções bem definidas e navegação fluida, demonstra um ótimo entendimento de como organizar um projeto web. A utilização de scrollIntoView para navegação suave é uma excelente prática para melhorar a experiência do usuário.

A interatividade com JavaScript, incluindo o tema claro/escuro e o botão de emergência, adiciona funcionalidades importantes e práticas ao seu projeto. O uso do localStorage para persistir a preferência do tema é uma ótima maneira de melhorar a experiência do usuário.

A acessibilidade é um ponto forte do seu projeto, com o uso de ARIA Labels e contraste adequado. A preocupação com a visibilidade, especialmente no modo escuro, mostra seu cuidado com todos os usuários.

A gamificação com o jogo de girassóis é uma maneira criativa de engajar os usuários e oferecer reforço positivo. A lógica por trás do jogo, com a atualização da pontuação, demonstra sua habilidade em criar interações dinâmicas.

O Diário de Emoções com identificação de padrões e o mapa interativo são funcionalidades avançadas que agregam muito valor ao seu projeto. A inclusão do reconhecimento de voz é uma excelente iniciativa para promover a acessibilidade.

O foco na inclusão de pessoas com deficiências ocultas é essencial e demonstra sua sensibilidade e empatia. A conscientização sobre o Cordão de Girassóis e a criação de seções educativas são passos importantes para combater o preconceito.

Os recursos de apoio emocional, como sessões de meditação e terapia da mulher, são fundamentais para o bem-estar dos usuários. A sugestão de apps úteis e o modo de acessibilidade mostram seu compromisso com a inclusão.

A lógica de programação é realmente o coração do seu projeto, permitindo automatização, interatividade e simplicidade. Sua visão de que a lógica, combinada com um objetivo nobre, pode transformar vidas é inspiradora.

A ideia de adicionar uma imagem que simbolize todas as deficiências ocultas é muito importante. É fundamental dar visibilidade a todas as condições, sem minimizar a dor de ninguém.

A acessibilidade do seu site pode realmente salvar vidas, conectando pessoas a recursos vitais e oferecendo informações claras sobre como lidar com crises emocionais. Seu projeto é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para o bem.

🤓 Para saber mais: Guia de acessibilidade para desenvolvedores web.

Continue com esse trabalho incrível! 💪

solução!

Como eu adaptei as diretrizes de acessibilidade à realidade Quando comecei a construir este site, sabia que era importante seguir as diretrizes de acessibilidade, como a WCAG. Essas diretrizes garantem que a web seja inclusiva e funcional para todos. Mas, para mim, isso não era suficiente. Eu queria que o site fosse útil de verdade, algo que refletisse as dificuldades que pessoas como eu enfrentam no dia a dia. Como neurodivergente, já vivi muitas barreiras que me mostraram como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Esse site não é apenas funcional; ele é acolhedor, empático e feito para atender necessidades reais. Aqui estão algumas das escolhas que fiz para torná-lo especial:

Botões úteis e claros Eu sei o quanto é frustrante quando você não entende para onde um botão vai te levar. Por isso, criei botões com textos diretos e objetivos, como: “Buscar Serviços Próximos”, que usa o GPS para indicar centros de apoio mental mais próximos. “Ouvir Narração Guiada”, que permite ao usuário escutar o conteúdo em vez de lê-lo. Além disso, incluí um botão para ligar diretamente para canais de emergência, como o 188 (CVV), e para números de confiança que o usuário pode configurar, porque sei como é importante ter acesso rápido a ajuda em momentos de crise.

Tradução para outros idiomas Eu acredito que a inclusão deve ir além de barreiras físicas e cognitivas. Por isso, o site tem tradução para outros idiomas, garantindo que pessoas de diferentes lugares e culturas possam se beneficiar dele. Afinal, saúde mental e acessibilidade são direitos universais.

Alternativas multissensoriais Nem todo mundo acessa o conteúdo da mesma forma. Algumas pessoas precisam ouvir, outras preferem ler. Por isso, incluí: Narrações guiadas para quem tem dificuldade de leitura ou prefere escutar. Textos claros e objetivos que são fáceis de entender e compatíveis com leitores de tela. Essas alternativas garantem que todos possam navegar e interagir com o site no seu próprio ritmo.

Girassóis como motivação Eu queria que o site fosse mais do que apenas funcional. Queria que ele também fosse motivador e acolhedor. Por isso, criei o jogo dos girassóis , onde, a cada girassol coletado, aparece uma nova frase de incentivo ou reflexão. Isso não é só um detalhe; é um símbolo de conquista. Cada girassol é uma vitória, e as mensagens reforçam o quanto cada passo importa.

Reduzindo a sobrecarga sensorial Eu sei como é difícil lidar com sites cheios de estímulos visuais e informações caóticas. Por isso, meu site tem um “modo tranquilo”, que reduz estímulos visuais e deixa tudo mais calmo e focado. Isso ajuda pessoas neurodivergentes, como eu, ou qualquer pessoa que precise de um momento de paz.

Ferramentas práticas para situações reais Muitas vezes, quando estamos em crise, não temos energia ou foco para navegar por informações complexas. Foi pensando nisso que incluí ferramentas como: Diário de Emoções com Alertas: Uma maneira prática de registrar sentimentos e receber alertas quando algo fora do padrão for detectado. Ligação direta para o 188 (CVV) ou números de confiança, porque sei o quanto é importante ter ajuda imediata ao alcance de um clique.

Conteúdo multimídia acessível Eu me preocupei em garantir que ninguém fosse excluído. Por isso: Todos os vídeos têm legendas e estão sendo adaptados para incluir intérprete de Libras. As imagens possuem descrições para leitores de tela. Em breve, quero adicionar audiodescrição para tornar o site ainda mais inclusivo.

Navegação simples e acessível Um site não pode ser complicado para quem já enfrenta desafios. Por isso: Tudo pode ser acessado apenas com o teclado. É compatível com leitores de tela, como o NVDA. Os elementos estão organizados de forma clara e direta, para facilitar a navegação mesmo para quem tem dificuldades de atenção.

Um espaço acolhedor e humano Acessibilidade não é só seguir regras; é criar um ambiente onde as pessoas se sintam vistas, ouvidas e respeitadas. Foi por isso que incluí frases motivadoras em todo o site, como “Você é mais forte do que imagina”. Quero que cada pessoa que acessar o site sinta que importa, que não está sozinha e que pode encontrar aqui o apoio que precisa.

Por que isso importa? Eu sempre acreditei que a inclusão não é um luxo, é um direito. Este site não foi feito apenas para cumprir diretrizes técnicas. Ele foi feito para ser um espaço onde cada detalhe responde a necessidades reais. Cada ferramenta, cada botão, cada mensagem foi pensada para acolher e empoderar. A minha experiência como neurodivergente me deu uma visão única. Eu sei o que é enfrentar barreiras que não deveriam existir. Mas também sei que cada vitória, por menor que pareça, é um passo importante. É isso que eu quero trazer para você aqui: um espaço de acolhimento, ajuda prática e motivação constante.

As cores do site e a conexão com o girassol As cores que escolhi para o site refletem o próprio girassol. O verde simboliza o crescimento, o acolhimento e a esperança. Já o amarelo representa a luz, a energia e a motivação que quero transmitir a cada pessoa que acessa o site. Cada escolha de cor foi pensada para criar um ambiente acolhedor e calmo, mas ao mesmo tempo motivador – como o girassol, que sempre aponta para a luz, mesmo quando ela parece distante. Como a lógica da programação inspirou este projeto A ideia de criar este site nasceu de algo muito simples, mas poderoso: a lógica da programação. Durante um curso que fiz, aprendi a importância de observar os detalhes, estruturar ideias e transformar problemas complexos em soluções práticas. Percebi que isso não se aplicava apenas à tecnologia, mas também à vida. A lógica da programação me ensinou a enxergar padrões, a planejar com base em pequenas conquistas e a criar sistemas que fossem claros e funcionais. Essa mesma lógica é o que aplico aqui. Por exemplo: Um problema real: Como identificar e oferecer ajuda em momentos de crise. A solução prática: Botões que conectam diretamente ao 188 ou a pessoas de confiança, simplificando o acesso à ajuda. Os pequenos passos: Cada girassol coletado no joguinho não é apenas um símbolo; é uma vitória, uma recompensa por continuar avançando. Foi a lógica que aprendi na programação que me ajudou a estruturar cada funcionalidade deste site, garantindo que ele fosse mais do que apenas bonito ou funcional – que fosse útil de verdade. Colocando a teoria em prática Eu sempre acreditei que aprendizado não é só para ficar na teoria; ele precisa ser aplicado de forma prática para gerar impacto. Esse projeto é exatamente isso: uma aplicação direta do que aprendi em programação, mas com um toque de humanidade. Não é só um site bem estruturado; ele foi feito para atender às verdadeiras necessidades de quem, como eu, sabe como é enfrentar barreiras. Por exemplo: A navegação clara é um reflexo da lógica da programação, onde tudo precisa estar organizado e ter um propósito. As ferramentas práticas, como o diário de emoções e o localizador de serviços, são soluções que nasceram de observar os problemas e aplicar a lógica para resolvê-los. O uso de mensagens motivadoras no joguinho dos girassóis veio da ideia de reforçar conquistas, algo que também aprendi na lógica: celebrar pequenos progressos é essencial. O girassol e a inclusão Escolher o girassol foi uma forma de criar algo novo e inclusivo, algo que representasse não só a luz e a força, mas também o apoio entre as pessoas. É um símbolo que, assim como este site, se propõe a acolher quem vive no oculto, quem sente que não tem espaço. Cada funcionalidade, cada detalhe e cada cor refletem essa ideia: você não está sozinho. Como os girassóis, somos mais fortes quando nos apoiamos uns nos outros. Minha visão para o futuro Este projeto não é só sobre criar um site. É sobre transformar a lógica que aprendi em algo útil para as pessoas. É sobre mostrar que a inclusão não é apenas um conceito teórico, mas algo que pode ser aplicado na prática, nos pequenos detalhes. Espero que, ao acessar este espaço, você sinta o que o girassol representa: acolhimento, luz e a certeza de que cada passo é uma conquista. Seja nos momentos mais difíceis ou nos pequenos progressos, este site estará aqui para apoiar você.Aqui, cada girassol que você coleta, cada mensagem que você lê, é um lembrete de que você pode continuar. Este site é a minha forma de dizer: você não está sozinho. Por que escolhi o girassol como símbolo deste projeto Muitas pessoas já conhecem símbolos associados a neurodivergência, como o quebra-cabeça ou o infinito. Eles têm seu valor, claro, mas, para mim, faltava algo que representasse aquelas pessoas que vivem no oculto– aquelas que passam despercebidas, enfrentam batalhas internas e muitas vezes não são vistas pelo que realmente são. Foi pensando nisso que escolhi o girassol como símbolo deste projeto. O girassol é especial porque ele tem uma capacidade única: mesmo nos momentos em que o sol não está presente, ele encontra apoio nos outros girassóis ao seu redor. Ele representa força, resiliência e a busca pela luz, mesmo nos dias mais difíceis. Essa é a essência deste projeto: ser um espaço de apoio e acolhimento para quem precisa, especialmente para aqueles que muitas vezes estão escondidos, lutando em silêncio.

Os recursos do CAPS agora ao alcance de todos no site O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um espaço incrível de acolhimento e transformação, que muitas vezes é mal compreendido ou até mesmo subestimado. Por isso, decidi trazer para o site uma seção dedicada exclusivamente a explicar os recursos valiosos que o CAPS oferece e mostrar como eles podem fazer a diferença na vida das pessoas. Eu acredito que o CAPS é muito mais do que um espaço de tratamento. É um lugar onde as pessoas encontram apoio, descobrem novos talentos, constroem laços e, principalmente, recuperam o prazer de viver. No site, incluí informações detalhadas sobre as atividades do CAPS, quebrando preconceitos e mostrando como essas práticas são poderosas ferramentas de reabilitação psicossocial. Recursos do CAPS disponíveis no site Adicionei uma seção específica no site que explica, de forma clara e acolhedora, os principais recursos do CAPS. Aqui estão alguns deles:

1. Artesanato Mostro como o artesanato ajuda a reduzir a ansiedade, estimula a criatividade e pode até gerar uma fonte de renda, além de ser uma forma de expressão pessoal.
  2. Jardinagem Exploro o impacto positivo da jardinagem na saúde mental, mostrando como o contato com a natureza promove calma, foco e sensação de cuidado.
  3. Pintura Detalho como a pintura permite explorar emoções, lidar com traumas e aumentar a autoestima por meio da arte.
  4. Crochê Explico como essa prática melhora a coordenação motora, a concentração e proporciona momentos de acolhimento em grupo.
  5. Rodas de conversa Destaco a importância desses momentos de troca, onde as pessoas se sentem ouvidas e conectadas, fortalecendo a confiança mútua.
  6. Comemorações e datas especiais Mostro como aniversários, datas comemorativas e até mesmo pequenos eventos como bingos trazem alegria e reforçam os laços entre os participantes, criando momentos inesquecíveis.
  7. Bingos e jogos Explico como o bingo e outros jogos promovem diversão e socialização, sendo atividades simples, mas extremamente poderosas para criar um ambiente de amizade e descontração. Por que trouxe o CAPS para o site? Eu acredito que muitas pessoas não conhecem ou têm preconceitos em relação ao CAPS porque não entendem o que ele realmente oferece. Trazer esses recursos para o site foi minha forma de: Romper preconceitos: Explicando de forma clara e direta como cada atividade do CAPS transforma vidas. Aumentar o acesso à informação: Facilitar o entendimento para quem nunca teve contato com o CAPS, mostrando que ele é um espaço de apoio e acolhimento. Valorizar as atividades: Mostrar que artesanato, pintura, jardinagem, crochê e jogos não são apenas “passatempos”. São ferramentas terapêuticas que ajudam as pessoas a se reconectar consigo mesmas e com o mundo. Minha visão sobre o CAPS no site Este recurso do site não é apenas informativo; ele é um convite para que mais pessoas conheçam o CAPS e busquem os benefícios que ele oferece. Quero que o site seja um espaço onde as pessoas entendam que saúde mental é mais do que tratamento médico – é também sobre viver, criar, celebrar e se conectar. Se você ainda não conhece o CAPS, recomendo que visite esta nova seção do site e veja como ele pode transformar vidas. A informação é o primeiro passo para romper barreiras e encontrar acolhimento.