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[Projeto] Lista de Exercícios - Espécies de seres vivos

Criando um programa Espécies de seres vivos

// arquivo - ser_vivo.dart

abstract class SerVivo {
  String nome;
  String tipo;

  SerVivo(this.nome, this.tipo);

  void mostrarCaracteristicas() {
    print('SerVivo');
  }
}

class Planta extends SerVivo {

  Planta(String nome, String tipo) : super(nome, tipo);

  @override
  void mostrarCaracteristicas() {
    print(' ${nome.substring(0,1).toUpperCase()}${nome.substring(1)}: é uma planta, '
        'não tem os cinco sentidos, é uma $tipo.');
  }
}

class Animal extends SerVivo {
  int mediaDeVida;

  Animal(String nome, String tipo, this.mediaDeVida) : super(nome, tipo);

  @override
  void mostrarCaracteristicas() {
    print(' ${nome.substring(0,1).toUpperCase()}${nome.substring(1)}: tem os cinco sentidos, pensa e fala, '
        'é um $tipo, tem uma vida média de $mediaDeVida anos.');
  }

}

// arquivo - especie_seres_vivos.dart

import 'ser_vivo.dart';
void main(List<String> arguments) {
  Planta girasol = Planta('girasol', 'flor');
  girasol.mostrarCaracteristicas();
  print('');

  Planta laranjeira = Planta('laranjeira', 'arvore');
  laranjeira.mostrarCaracteristicas();
  print('');

  Animal humano = Animal('ser humano', 'bípede', 75);
  humano.mostrarCaracteristicas();
  print('');

  Animal gato = Animal('gato', 'quadrúpede', 20);
  gato.mostrarCaracteristicas();
  print('');

  Animal cao = Animal('cão', 'quadrúpede', 14);
  cao.mostrarCaracteristicas();
}

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1 resposta

Oi, Charles! Como vai?

Obrigada por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Gostei de como você estruturou a classe abstrata SerVivo e utilizou a herança para diferenciar plantas e animais. O uso do método mostrarCaracteristicas() para exibir informações é uma boa maneira de fazer.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

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bons estudos