1
resposta

[Projeto] Linguagem corporal - experiências

Linguagem não verbal positiva: manter contato visual e confirmar com a cabeça.
Linguagem não verbal negativa: não controlar o olhar e as sobrancelhas e fazer cara de julgamento.
No geral, no trabalho, uso da postura, perfil e vestimentas para reforçar a ideia de maturidade e seriedade. Há situações como reuniões com coordenadores ou pessoas que estão em cargos superiores em que a posição da mão, tronco e pés também são essenciais para reforçar a minha presença no ambiente e para vender uma ideia.
Quando estou nervosa canto uma música alegre para soltar as cordas vocais e faço exercício de respiração antes de falar. Eu também tento não me apegar a objetos, pois acredito que segurando algo, nos distraímos e demonstramos ainda mais o nervosismo/ansiedade.

1 resposta

Oi, Vitoria. Tudo certo?

Você trouxe exemplos bem concretos e conectados à sua rotina. A observação sobre o olhar e as sobrancelhas é um ponto que muita gente ignora: expressões faciais involuntárias comunicam julgamento antes mesmo de qualquer palavra, e reconhecer isso é um passo importante para ter mais controle sobre a mensagem que transmitimos. A forma como você usa postura, posição do tronco e dos pés para reforçar presença em reuniões mostra que essa leitura já está integrada à sua prática profissional.

As técnicas que você usa antes de falar, como o canto e a respiração, também demonstram um cuidado com a preparação que vai além do conteúdo do que será dito.

Um ponto que pode complementar esse repertório é observar, durante as reuniões, como as pessoas em posição de liderança respondem à sua linguagem corporal. Quando você ajusta sua postura ou tom e percebe que a interação muda, isso é um sinal de que a comunicação não verbal está funcionando. Registrar mentalmente esses momentos ajuda a identificar quais recursos têm mais impacto no seu contexto específico.

Obrigado por compartilhar sua experiência aqui no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!