Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?
Antes de eu me decidir a mudar de carreira, eu me preparava para o concurso do militarismo e estava nessa jornada durante uns 3 anos. Em toda essa longa jornada, eu me acomodei o suficiente pois já conhecia os conteúdos, a prova, o dia a dia, tudo basicamente, porém, eu tinha foco nas provas da Aeronáutica. No meu último ano, decidi que gostaria de tentar para o exército e de primeiro momento, foi extremamente excitante o pensamento de trocar Física por Geografia e História mas infelizmente essa excitação durou pouco e se tornou uma dor de cabeça, pois, eu troquei uma coisa que eu já tinha um conhecimento forte por outras duas matérias que eu já não via desde meu ensino médio. Isso me deixou completamente frustrado e desmotivado, ainda mais porque quanto mais eu estudava, menos eu sabia e tinha um péssimo hábito de comparação com a jornada de outras pessoas.
Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.
- Entenderei que todos tem a sua jornada e passaram seus "perrengues" para obter X nível de conhecimento, inclusive eu.
- Que está tudo bem aprender de uma forma diferente dos demais.
- Ao invés de me conformar com a impossibilidade de X coisa acontecer, tentar sempre mais um pouco, porque quando eu menos perceber, estarei lá.