Boa tarde pessoal. Acabo de realizar o exercício de jogo da adivinhação, com o seguinte código:
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class AcerteONumero {
public static void main(String[] args){
Scanner leitor = new Scanner(System.in);
int numeroInteiro = new Random().nextInt(100);
int numeroTentativas = 0;
int numeroEscolhido = 0;
while (numeroTentativas < 5) {
System.out.println("Escolha um número de 0 a 100:");
numeroEscolhido = leitor.nextInt();
numeroTentativas++;
if (numeroEscolhido < numeroInteiro) {
System.out.println("O número secreto é maior do que o número escolhido. Tente novamente, você tem " + (5 - numeroTentativas) + " tentativas.");
} else if (numeroEscolhido > numeroInteiro) {
System.out.println("O número secreto é menor que o número escolhido. Tente novamente, você tem " + (5 - numeroTentativas) + " tentativas.");
} else {
System.out.println("Parabéns! Você Acertou");
break;
}
if (numeroTentativas == 5) {
System.out.println("Você excedeu o número de tentativas. O número era " + numeroInteiro + ". Tente novamente");
}
}
}
}
Fiquei em dúvida quanto algumas diferenças em relação ao códigosugerido na aula.
1° - Notei que ao rodar o código da aula, o número digitado por mim no console fica na mesma linha que a frase de solicitação, enquanto no meu código ele só aceita na linha de baixo. Qual o motivo?
EX:
Código da aula:
Escolha um número de 0 a 100: 50
Código feito por mim:
Escolha um número de 0 a 100:
50
2° - Qual a diferença entre inserir o "break" logo no inicio, como feito no resultado, e inserir por último, como feito por mim?
3° - Quando se excede as tentativas e não se acerta o número, em ambos os códigos, ele ainda sim imprime a linha de dica sobre o número.
EX:
Digite um número entre 0 e 100: 48
O número digitado é menor que o número gerado.
Você não conseguiu acertar o número em 05 tentativas. O número era: 97
Como posso não imprimir a dica caso o jogo seja perdido?
Agradeço o tempo de quem me responder. Obrigada.