1
resposta

[Projeto] Jogo de adivinhação

package Desafios;

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class NumeroAleatorio {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner leitor = new Scanner(System.in);
        int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
        int MAX_TENTATIVAS = 5;
        int tentativasRealizadas = 0;
        int chute = 0;
        //System.out.println(numeroAleatorio);

        System.out.println(" Bem-vindo ao Jogo de Adivinhação! ");
        System.out.println("Tente adivinhar o número entre 0 e 99 em até " + MAX_TENTATIVAS + " tentativas.");
        System.out.println("----------------------------------------");


        while (tentativasRealizadas < MAX_TENTATIVAS) {
            System.out.print("Tentativa #" + (tentativasRealizadas + 1) + ". Digite o seu número: ");
            chute = leitor.nextInt();
            tentativasRealizadas++;

            if (chute == numeroAleatorio) {
                System.out.println("\n*** PARABÉNS! Você acertou o número " + numeroAleatorio +
                        " em " + tentativasRealizadas + " tentativa(s)! ***");
                break;
            } else if (chute < numeroAleatorio) {
                System.out.println("➡ O número sorteado é MAIOR do que " + chute + ".");
            } else {
                System.out.println("⬅ O número sorteado é MENOR do que " + chute + ".");
            }
            int tentativasRestantes = MAX_TENTATIVAS - tentativasRealizadas;
            if (tentativasRestantes > 0) {
                System.out.println("Você ainda tem " + tentativasRestantes + " tentativa(s) restante(s).");
            }
            System.out.println("----------------------------------------");
        }
        if (tentativasRealizadas == MAX_TENTATIVAS && chute != numeroAleatorio) {
            System.out.println("\n Fim de jogo. Você não conseguiu acertar o número em " + MAX_TENTATIVAS + " tentativas.");
            System.out.println("O número secreto era: " + numeroAleatorio);
        }
    }
}

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Matheus! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Seu código do jogo de adivinhação está muito bem estruturado e mostra que você compreendeu bem o uso de laços de repetição e condicionais para controlar o fluxo da aplicação. Gostei especialmente de como você tratou as tentativas e exibiu mensagens personalizadas conforme o chute do jogador.

Continue praticando e testando pequenas melhorias, como adicionar uma dica de “mais quente” ou “mais frio” conforme a proximidade do número, para deixar o jogo ainda mais divertido. Você pode fazer isso comparando a diferença entre o chute e o número aleatório.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!