Tentei ir um pouco além e fiz uma estrutura para permitir o usuário escolher se deseja jogar novamente ou finalizar a brincadeira.
Também incrementei uma validação para evitar que seja digitado números que não estejam entre 0 e 100. E nessa eu demorei um bocado pesquisando para achar sobre esse bendito continue; para a validação parar de contar as tentativas mesmo digitando números inválidos.
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class NumeroAleatorio {
public static void main(String[] args) {
Scanner leitorNumero = new Scanner(System.in);
String jogarNovamente;
do {
int numeroSecreto = new Random().nextInt(101);
int numeroTentativas = 0;
int numeroDigitado = 0;
System.out.println("***** Boas-vindas ao jogo do número secreto! *****");
System.out.println("***** Tente adivinhar o número entre 0 e 100. *****");
while (numeroTentativas < 5) {
System.out.printf("Digite um número entre 0 e 100: ");
numeroDigitado = leitorNumero.nextInt();
if (numeroDigitado < 0 || numeroDigitado > 100) {
System.out.println("Erro! Você digitou um número inválido");
continue;
}
numeroTentativas++;
if (numeroDigitado == numeroSecreto) {
System.out.println("Parabéns, acertou o número secreto em " + numeroTentativas + " tentativas");
break;
} else if (numeroDigitado < numeroSecreto) {
System.out.println("O número secreto é maior que " + numeroDigitado + ". Restam " + (5 - numeroTentativas) + " tentativas");
} else {
System.out.println("O número secreto é menor que " + numeroDigitado + ". Restam " + (5 - numeroTentativas) + " tentativas");
}
if (numeroTentativas == 5 && numeroDigitado != numeroSecreto) {
System.out.println("Que pena! Suas tentativas acabaram! O número secreto era: " + numeroSecreto);
}
}
System.out.println("Deseja jogar novamente? (s/n): ");
jogarNovamente = leitorNumero.next();
}
while (jogarNovamente.equalsIgnoreCase("s"));
System.out.println("Obrigado por jogar! Até a próxima.");
leitorNumero.close();
}
}
E foi assim que ficou meu singelo código.