1
resposta

[Projeto] Jogo de adivinhação

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class Challenge {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);
        int numero = new Random().nextInt(100);

        System.out.print("Descubra o número de 0 a 100: ");
        int chute = scanner.nextInt();

        for (int contador = 4; contador > -1; contador--) {
            if (contador == 0) {
                System.out.println("Acabou as suas tentativas!");
                System.out.println("O número era: " + numero);
                break;
            } else if (chute > numero) {
                System.out.println("O número é MENOR");
            } else if (chute == numero) {
                System.out.print("Parabéns! Você acertou");
                break;
            } else {
                System.out.println("O número é MAIOR");
            }
            System.out.println("Número de tentativas restantes: " + contador);
            System.out.print("Descubra o número de 0 a 100: ");
            chute = scanner.nextInt();
        }
    }
}
1 resposta

Fiz de uma outra forma. Espero que te ajude!

Bons estudos!!

// **Linha 1**
// Exibe uma mensagem de boas-vindas ao jogo.
alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');

// **Linha 2**
// Gera um número aleatório entre 1 e 10 e armazena o valor em uma variável.
let numeroSecreto = parseInt(Math.random() * 10 + 1);

// **Linha 3**
// Imprime o número secreto no console para fins de depuração.
console.log(numeroSecreto);

// **Linhas 4 e 5**
// Declara duas variáveis para armazenar o chute do usuário e o número de tentativas.
let chute;
let tentativas = 1;

// **Linha 6**
// Inicia um loop `while` que continua enquanto o chute do usuário não for igual ao número secreto.
while (chute != numeroSecreto) {

    // **Linha 7**
    // Solicita ao usuário que digite um número entre 1 e 10.
    chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');

    // **Linha 8**
    // Se o chute do usuário for igual ao número secreto, o loop termina.
    if (chute == numeroSecreto) {
        break;
    }

    // **Linhas 9 a 12**
    // Se o chute do usuário for menor ou maior que o número secreto, o código exibe uma mensagem de feedback.
    // Também é incrementado o número de tentativas.
    else {
        if (chute > numeroSecreto) {
            alert(`O número secreto é menor que ${chute}`);
        } else {
            alert(`O número secreto é maior que ${chute}`);
        }
        tentativas++;
    }
}

// **Linha 13**
// Define uma variável para armazenar a palavra "tentativa" ou "tentativas" dependendo do número de tentativas.
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';

// **Linha 14**
// Exibe uma mensagem de vitória, incluindo o número secreto e o número de tentativas.
alert(`Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} com ${tentativas} ${palavraTentativa}`);