Assim ficou o jogo.
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoDeAdivinhacao {
public static void main(String[] args) {
Scanner leitura = new Scanner(System.in);
System.out.println("Bem vindo ao Jogo de adivinhação!");
//Gerando o número aleatorio.
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
System.out.println(numeroAleatorio);
int chute = -1;
int tentativas = 0; //Quantidade de tentativas que vai tentar acertar
int numeroDeTentativas = 5; //Quantidade de tentativas para acertar
String palavraTentativas = "tentativa.";
//Comparando o número digitado com o número aleatorio
while (chute != numeroAleatorio) {
//Pegando o número digitado e atribuindo a variavel chute
System.out.println(String.format("Digite um número entra 0 e 100, você tem %d tentativas", numeroDeTentativas));
chute = leitura.nextInt();
//Comparando o valor digitado com o número aleatorio
if (chute == numeroAleatorio) {
System.out.println(String.format("Acertou! Com %d %s", (tentativas + 1), palavraTentativas));
} else{
if (chute < numeroAleatorio) {
System.out.println(String.format("O Número é maior que %d", chute));
} else {
System.out.println(String.format("O Número é menor que %d", chute));
}
tentativas++;
numeroDeTentativas--;
}
//Encerrando o jogo ao acabar o número de tentativas possivel
if (tentativas == 5) {
System.out.println("Acabaram suas tentativas. Reinicie o jogo e tente novamente!");
System.out.println(String.format("O número era %d", numeroAleatorio));
break;
}
//Plural da palavra tentativa
if (numeroAleatorio > 1) {
palavraTentativas = "tentativas.";
}
}
}
}