segue meu projeto de adivinhação:
import random
def jogar():
print("*********************************")
print("Bem vindo ao jogo de Adivinhação!")
print("*********************************")
# contagem aleatória do número secreto
numero_secreto = random.randrange(1, 101)
total_de_tentativas = 0
print(numero_secreto)
pontos = 1000
print('Qual nível de dificuldade?')
print("(1) Fácil (2) Médio (3) Difícil")
# número de tentativas por nível
nivel = int(input('Digite o nível: '))
if nivel == 1:
total_de_tentativas = 20
elif nivel == 2:
total_de_tentativas = 10
else:
total_de_tentativas = 5
# colocar o for para as rodadas
for rodada in range(1, total_de_tentativas + 1):
print("Tentativa {} de {}".format(rodada, total_de_tentativas))
chute_str = input("Digite um número entre 1 e 100: ")
print("Você digitou ", chute_str)
chute = int(chute_str)
# condição para que o(a) jogador(a) insira o número
if (chute < 1 or chute > 100):
print("Você deve digitar um número entre 1 e 100!")
continue
# condição se o(a) jogador(a) acertar ou inserir um número maior ou menor
acertou = chute == numero_secreto
maior = chute > numero_secreto
menor = chute < numero_secreto
if (acertou):
print("Você acertou e fez {} pontos!".format(pontos))
break
else:
if (maior):
print("Você errou! O seu chute foi maior do que o número secreto.")
if rodada == total_de_tentativas:
print("O número secreto era {}".format(numero_secreto))
elif (menor):
print("Você errou! O seu chute foi menor do que o número secreto.")
# pontos perdidos, cada vez que o(a) jogador(a) erra a tentativa.
pontos_perdidos = abs(numero_secreto - chute)
pontos = pontos - pontos_perdidos
print("Fim do jogo")
if(name == "main"): jogar()