Solucionado (ver solução)
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[Projeto] Jogo de adivinhação.

import java.util.Scanner;
import java.util.Random;

public class jogo{
 public static void main(String[] args){

    try (Scanner input = new Scanner(System.in)) {
        Random random = new Random();

        boolean acertou = false;
        int tentativas = 5;
        int numeroSecreto = random.nextInt(100);
        long chute = 0;

        while(tentativas > 0 && acertou == false){
             System.out.println("Qual o seu chute?");
             chute = input.nextLong();

               if (tentativas == 0){
              System.out.println("Voce perdeu!");
     return;
}
             if(numeroSecreto == chute){
                System.out.println("Você acertou!");
                acertou = true;
             } else if(chute < numeroSecreto){
                --tentativas;
                System.out.println("Numero pequeno " + tentativas + " tentativas restantes ");
             }else {
                --tentativas;
                System.out.println("Numero muito grande " + tentativas + " tentativas restantes ");
             }
        }
    }

 }
}
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solução!

Olá Julio, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Meus parabéns pela implementação do código e por compartilhá-lo com a comunidade do fórum Alura. Seu código atende bem a proposta da atividade e está correto.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e recomendar uma implementação extra, que é exibir uma mensagem quando o usuário atingir o limite de tentativas, ou seja, quando a mesma zerar. Para isto, basta implementar um bloco de código if após o bloco while. Por exemplo:

if (tentativas == 0){
   System.out.println("Voce perdeu");
     return;
}

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Obrigado pela dica! Já fiz a alteração no código.