Segue o projetinho do jogo da adivinhação. Sugestões são sempre bem vindas pra torna-lo mais prático.
/*Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que
o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado
pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.*/
import java.util.Scanner;
import java.util.Random;
public class Main {
public static void main(String[] args) {
Scanner leitura = new Scanner(System.in);
Random numeroRandomico = new Random();
System.out.println("Jogo da adivinhação.");
System.out.println("Você tem 5 tentativas para advinhar qual número eu gerei de 0 a 100.");
int numeroGerado = numeroRandomico.nextInt(100);
int adv;
int tentativas = 0;
for (int i = 0; i < 5; i++) {
System.out.println("Tenta advinhar qual foi o número que eu gerei: ");
adv = leitura.nextInt();
leitura.nextLine();
if (adv == numeroGerado) {
System.out.println("Parabéns, você acertou.");
tentativas++;
break;
} else {
if (adv > numeroGerado) {
System.out.println("O número " + adv + " é maior que o número gerado.");
tentativas++;
} else {
System.out.println("O número " + adv + " é menor que o número gerado.");
tentativas++;
}
}
}
System.out.println("O número gerado por mim foi: " + numeroGerado);
System.out.println("O número de tentativas foi de: " + tentativas);
}
}