Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Jogo complexo, quanto tempo para desenvolver solo?

Tenho um projeto em mente que foi um dos motivos de eu entrar para a Alura. Ele consiste em um simulador realístico com uma física detalhada, com finalidade de 1. fazer testes físicos sem a necessidade de gastar recursos reais 2. para entretenimento, seja com batalhas existentes ou RPG de mesa.

Com partes detalhadas, com as pecinhas de um motor ou os órgãos humanos e etc. Ele vem junto de uma IA auxiliadora, que ela mexe nos objetos de acordo com um comando e que crie modelos 3D com física em base no que ela achar na internet, exemplo: "crie um modelo de um humano com realismo 10/10" e a IA cria um modelo com musculos, ossos, nervos, e etc. caso seja 2/10 vai ser só musculos, ossos e os órgãos externos como pele olhos e boca de acordo com o que ela achar em sites de medicina e anatomia ou "recrie Nova York" e ela vai criar os prédios etc.

E então poderia se fazer testes como quanto estrago causaria um soco estimativo de Mike Tyson num humano comum ou como um meteoro poderia acabar com uma cidade, isso com fisica precisa.

Eu sei o quão desafiador em quesito hardware isso é, por isso pensei em 3 formas de otimizar isso

1. Formas comuns de otimização, seja nativo da Unreal Engine ou otimização de codigo c++
  2. A simulação não precisa ser em tempo real, logo, ela pode demorar um tempo pra fazer a simulação que vai ser entregue o resultado final ao usuário
  3. como eu os nomeei "totens de renderização" que é um ponto na simulação que quanto mais as coisas se distanciam dele menos realista ficam, facilitando no processamento

Quero usar as formações da Alura, sendo eles: Modelagem 3D, C++, Unreal Engine, Game Developing e mais. Quanto tempo eu demoraria para fazer sozinho e quanto tempo eu demoraria para fazer com o auxílio de 2 amigos? Já fiz essa pergunta para uma IA e ela não me deu respostas precisas, como uma disse que demoraria 20 anos e outra disse que era impossível por que não existe nenhuma ia que crie modelos 3d, mas existe.

1 resposta
solução!

Ei, João! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar as ideias sobre o seu projeto com a gente! É bem ambicioso e interessante, mas não é impossível.

A estimativa de tempo para concluir um projeto desse porte pode variar bastante, dependendo de vários fatores, como experiência, dedicação, recursos disponíveis, e a complexidade específica de cada parte do projeto.

Se for solo, por levar muitos anos, principalmente por ter que estudar bastante as ferramentas e tecnologias que serão utilizadas. A curva de aprendizado de algumas ferramentas, como Modelagem 3D, C++, Unreal Engine e Game Developing pode ser longa e varia de pessoa para pessoa. Além disso, a criação de uma IA com as capacidades é um grande projeto por si só.

Com o auxílio dos amigos, pode diminuir um pouco do tempo dessas variáveis, porque cada um pode focar em estudar uma parte e a desenvolver. A colaboração pode permitir que vocês dividam as tarefas, tornando o processo mais eficiente.

Acredito que colocar uma estimativa vai depender totalmente do seu planejamento antes de começar, pensando em:

• Quanto tempo podemos nos dedicar por dia a esse projeto (cada integrante)?
  • Quais são as ferramentas que cada um domina e quais precisamos nos dedicar?
  • As que não dominamos, quanto tempo se pode traçar para desenvolver a habilidade?
  • Divisão das tarefas.
  • Definir o escopo inicial detalhadamente.
  • Esse projeto vai precisar de recursos extras, quais são eles e como se pode adquiri-los?

Por isso pode depender muito, mas vocês já estão no caminho certo colocando a ideia no papel e se organizado para isso. E fique à vontade para explorar os nossos conteúdos como artigos, cursos, podcasts e imersões para se desenvolver mais para o projeto.

Espero ter contribuído e conte sempre com o fórum!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Espero ter ajudado e bons estudos!