Olá, Jardel!
Pelo código que você compartilhou, você está no caminho certo para criar o jogo de adivinhação em Java. No entanto, notei que você está lendo o número digitado pelo usuário dentro do loop, mas não está verificando se ele acertou ou não. Além disso, você não está informando ao usuário se o número digitado é maior ou menor do que o número gerado.
Aqui está uma sugestão de como você pode fazer essas alterações:
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class temaTres {
public static void main(String[] args) {
Scanner le = new Scanner(System.in);
int aleatorio = new Random().nextInt(100);
int numUsuario = 0;
for (int numTentativa = 0; numTentativa < 5; numTentativa++) {
System.out.println("Digite um número de 0 a 100: ");
numUsuario = le.nextInt();
if (numUsuario == aleatorio) {
System.out.println("Acertou!");
break;
} else if (numUsuario < aleatorio) {
System.out.println("O número digitado é menor do que o número gerado.");
} else {
System.out.println("O número digitado é maior do que o número gerado.");
}
}
if (numUsuario != aleatorio) {
System.out.println("Você não acertou. O número correto é: " + aleatorio);
}
}
}
Dessa forma, o programa irá informar ao usuário se o número digitado é maior ou menor do que o número gerado, e também irá parar o loop caso o usuário acerte o número ou chegue ao limite de tentativas.
Espero ter ajudado e bons estudos!