Ontem, 16/07/2025, finalmente me matriculei no curso da Alura que vinha namorando fazia dias. Estou animada — mas também decidida a não cair na armadilha que já vivi: estudar muito e aplicar pouco. Nos últimos anos mergulhei em formações: MBA em IA para Negócios, cursos pontuais, workshops, trilhas online… É ótimo, mas o método 70-20-10 me fez encarar uma verdade incômoda: provavelmente estou gastando bem mais que 10% do meu tempo no “lado formal” (a parte dos cursos) e menos do que deveria na prática estruturada. Se o conhecimento não encontra projeto real, ele evapora. Relembrando o 70-20-10 (resumo relâmpago): 70% Prática: aprender fazendo, em projetos reais, problemas de verdade. 20% Troca: mentoria, feedback, comunidades (olá, Fórum e Discord! ). 10% Formal: cursos, aulas, leituras — como o que acabei de iniciar na Alura. Minha autoanálise rápida Formal (10%): Na real, vem ocupando MUITO mais. MBA + novos cursos = sinal de alerta. Troca (20%): Melhorei — tenho discutido IA, educação e monetização de correção de redações com colegas. Ainda posso fortalecer as interações técnicas no Discord. Prática (70%): Onde quero crescer forte. Tenho projetos engatilhados: Aplicar IA para correção de redações e feedback automatizado. Criar conteúdos em vídeo explicando conceitos que estou estudando. Transformar aprendizados do curso da Alura em mini-entregas reais (scripts, dashboards simples, automações). Meu compromisso para este curso da Alura Após cada módulo: aplicar algo pequeno num projeto real (mesmo que imperfeito). Registrar aprendizados em 3 colunas: “O que estudei” / “Onde apliquei” / “Quem revisou comigo”. Postar dúvidas e mini-resultados no Fórum ou Discord para acionar os 20% de troca. Limitar tempo de teoria contínua: no máximo 2 blocos antes de fazer um teste prático. Quero transformar estudo em movimento — conhecimento em valor.