4
respostas

[Projeto] inicio de planejamento para software

pessoal, bom dia,

tenho uma ideia para app mas queria saber antes de aprender a programar, como faço um protitipo com as etapas, as opções, os requisitos, criar o que acontece do lado do cliente, do lado do fornecedor, as interações. Todos esses planejamentos, antes de programar, como posso fazer isso sem ter que usar lapis e papel? tem algum software/curso para isso?

4 respostas

Olá Eduardo, tudo bem?

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a criar protótipos e planejar todas as etapas do seu software sem precisar usar lápis e papel. Vou te listar algumas que são bastante utilizadas:

1. Figma: É uma ferramenta de design colaborativa que permite criar protótipos interativos. Você pode desenhar as telas do seu app, definir interações e até compartilhar com outras pessoas para receber feedback.

2. Balsamiq: Se você prefere uma abordagem mais simples e rápida, o Balsamiq é ótimo para criar wireframes. Ele tem uma interface intuitiva e é excelente para esboçar ideias rapidamente.

3. Lucidchart: Para mapear fluxos de trabalho, requisitos e interações, o Lucidchart é uma ferramenta de diagramas que pode ser muito útil. Ele permite criar diagramas de fluxo, organogramas e outros tipos de diagramas que podem ajudar no planejamento do seu app.

4. Wireframe.cc: Wireframe.cc é uma ferramenta minimalista para criar wireframes de alta qualidade de forma rápida e eficiente. Ideal para mapear fluxos de trabalho, requisitos e interações de interfaces, ela permite criar layouts básicos e protótipos de sites ou aplicativos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

certo, essas são as ferramentas, mas como isso se inicia, qual o primeiro passo, primeiro faço o que? a ideia existe e alguns conceitos dela existem, estão no papel. Porem alguma coisa deve ser feita como um roteiro, existe isso? não que seja uma regra, mas existe uma base, um "inicie por aqui"?

por exemplo, eu trabalho com projetos de peças fisicas, tem etapas, primeiro uma descrição da necessidade atraves de um pedido de compra, depois um prototipo tentando atender tudo que foi solicitado, depois um detalhamento de peças, depois uma lista de peças com a criação do codigo de cada uma, depois com isso pronto, cadastro no sistema, depois contato com fornecedor para fabricação, orçamento, data de entrega e forma de entrega, depois instalação no cliente.

So que quando penso nisso para software veja tantas etapas que não entendo que da para seguir uma ordem. Tentei iniciar o passo a passo de algum lado mas como esse depende de outro fica muito confuso, por exemplo, pensando na interação do usuario com o sistema, o usuario clica no icone para entrar, ai se ele for logado aparece uma tela, so for novo aparece outra tela, so que essas telas não existem então tem que parar a interaçao do usuario para criar a tela, ai cria, ai ele esquece a senha tem que ir para a tela de recuperação, mas ainda nao existe, ai para de novo a interação para criar a tela de recuperação......parece um processo infinito pensando na quantidade de coisas que podem acontecer...e como se a etapa do "pedido" que é a solicitação completa, não existisse, como se ela fosse acontecendo conforme vai passando....e ai qual o metodo para pelo menos por essas etapas no papel?

Opa, Eduardo!

De fato, criar um roteiro ou um plano inicial pode ajudar bastante a organizar as etapas. Vamos pensar em alguns passos que podem te orientar nesse processo:

1. Definição do Escopo e Requisitos: Assim como na fase de descrição da necessidade para peças físicas, no desenvolvimento de software é essencial entender claramente o que o software deve fazer. Isso pode envolver a criação de um documento de requisitos ou especificações iniciais.

2. Wireframing e Prototipagem: Utilize uma das ferramentas mencionadas anteriormente (como Figma, Balsamiq, ou Wireframe.cc) para criar wireframes das telas principais do seu aplicativo. Isso ajuda a visualizar a estrutura e o fluxo das telas antes de começar a desenvolver.

3. Definição da Arquitetura: Considere a arquitetura do software, ou seja, como os diferentes componentes e camadas do sistema vão interagir entre si. Isso é crucial para garantir que o software seja escalável e robusto.

4. Desenvolvimento Iterativo: Em vez de tentar criar todas as telas e funcionalidades de uma só vez, adote uma abordagem iterativa. Comece com funcionalidades básicas ou um MVP (Minimum Viable Product) e vá incrementando conforme avança.

5. Testes e Feedback: Durante o desenvolvimento, teste as funcionalidades conforme são implementadas e busque feedback regularmente, seja de outros desenvolvedores, clientes ou usuários finais.

6. Implantação e Manutenção: Planeje como será a implantação do software e o suporte pós-lançamento. Isso inclui treinamento de usuários, documentação e planos de manutenção.

Para colocar essas etapas no papel de forma mais estruturada, você pode criar um documento ou uma apresentação que descreva cada fase do desenvolvimento, com checkpoints claros entre uma etapa e outra. Isso ajuda a visualizar o fluxo do projeto e a identificar dependências entre as tarefas.

Lembre-se também de ser flexível, pois o desenvolvimento de software muitas vezes requer ajustes conforme novas necessidades e desafios surgem ao longo do caminho.

Caso tenha mais dúvidas, estarei à disposição

boa, agora vamos la, ta mais claro agora. Agora deixa eu pensar aqui, pelos cursos da alura, qual o curso que devo fazer para ajudar a cumprir a primeira etapa? (Definição do Escopo e Requisitos)

estou fazendo isso de proposito porque não vejo essa descrição que você me disse em forma dessa tarefa sabe. Por exemplo, existem roadmaps voltados para tecnologia ou para area, mas tudo isso deve me levar a uma qualificação de função onde se for para mobile, eu quero aprender a fazer um app do 0, antes do computador ate o final. se for fazer um site, eu quero aprender antes de ser uma pessoa que trabalha com front end ou com seja la o que faz um site, mas sim, por onde eu começo antes do computador ate o final. Fico um pouco perdido (possivelmente por ser alguém que ainda não sabe programar) quando penso que não quero "ser um programador front end" ou fazer a "escola mobile", eu quero é que exista a escola "Desenvolva sua ideia e Crie seu aplicativo do 0 enquanto aprende a planejar e programar"

Porque penso que ninguem quer um programador de aplicativos ou de sites, a demanda real é "fazedor de aplicativo e site" na entrevista ou na vaga ou na vida a questão não é se eu sei programar é se eu sei resolver o problema de criar um aplicativo do 0 ate o fim, independente de saber programar, ninguem anuncia uma vaga para programador front end de verdade, a vaga real é "faça um site para mim do 0 porque eu não sei fazer nada disso"

sei que é meio complicado mas pra mim que não sou da area so penso que parece que focar em linguagem, programação e tecnologia cria a lacuna de "por onde começar de verdade, antes de programar qualquer coisa"