1
resposta

[Projeto] iniciante 02- desafio na prática

Script

Alert ("Olá, Seja Bem vindo");
let FinaldeSemana = ("sabado" "domingo");
Console.log (FinaldeSemana)
Let chute = prompt("Qual dia da semana é hoje?");

if 
chute == (FinaldeSemana) { alert("Bom final de semana")}

else { alert ("Boa Semana")}

Porém em nenhum lugar por mais que parece óbvio há no curso, que pra mim é primordial até para realizar os teste, é ensinar a criar e colocar o basico para teste da extensão .html estou em 40% e isso não foi mostrado, algo tão usado constantemente no próprio curso deveria ser mostrado de cara. enviar o doc pronto e editar é show, mas mostrar como iniciar do zero a criação de pastas, diretórios e extensões para leigos acredito que seria melho ainda, caso tenha algum curso que tenha essa noção ainda mais básica por favor indiquem.

1 resposta

Olá, Thiago!

Entendo o seu ponto em relação à falta de instruções sobre como criar e testar um arquivo HTML no curso de Lógica de Programação com JavaScript, e faltou explicar sobre linkar o arquivo JavaScript no arquivo HTML. De fato é importante ter esse conhecimento básico para realizar os testes e praticar os exercícios.

Embora o curso não tenha abordado esse assunto especificamente, vou tentar explicar a criar um arquivo HTML básico para testar o código JavaScript, e tentar ajudar outros estudantes com essa dúvida, que possam acessar esse tópico.

Para começar, precisa criar um arquivo HTML com a extensão ".html". Pode fazer isso utilizando um editor de texto simples, como o Bloco de Notas ou o Visual Studio Code(Recomendado).

Aqui está um exemplo de como criar um arquivo HTML básico:

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>Teste JavaScript</title>
    <script src="seu-arquivo.js"></script>
</head>
<body>
    <h1>Teste JavaScript</h1>
    <button onclick="seuCodigo()">Clique aqui</button>
</body>
</html>

O arquivo JavaScript precisa estar linkado no HTML através da tag <script> passando o caminho do arquivo JS no "src"

No exemplo acima, você pode substituir "seu-arquivo.js" pelo nome do seu arquivo JavaScript, que contém o código que você quer testar. Certifique-se de que o arquivo JavaScript esteja na mesma pasta do arquivo HTML.

Dessa forma, você pode abrir o arquivo HTML em um navegador (por exemplo, Google Chrome) e testar seu código JavaScript.

Eu vou passar esse feedback para a equipe responsável pela criação de conteúdo da Alura para analisarem. Valeu.

Espero que essas informações sejam úteis. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer! Espero ter ajudado e bons estudos!