3
respostas

[Projeto] Incorporando o cuidado vocal na rotina

Organizei não só cuidados vocais, mas para a comunicação no geral.

Cuidados:

• Monitorar a quantidade de água consumida
  • Cantar em voz alta ou fazer exercícios para dicção
  • Leitura diária, de preferência em voz alta
  • Monitorar a comunicação no dia a dia, controlando a respiração e pausas
  • Antes de qualquer reunião (menor que seja), organizar as falas/ tópicos como um storytelling

Benefícios:

• Hidratar as cordas vocais
  • Soltar as cordas vocais e evitar que a voz fique trêmula
  • Me adaptar a falar seguinho uma linha de raciocínio, pausadamente e controlando o tom da voz até que se torne natural
3 respostas

Oii Vitoria, tudo bem?

Que lista completa e bem estruturada! O que mais chamou atenção foi você conectar cada prática ao benefício esperado, o que mostra que você não fez o exercício mecanicamente, mas pensou de verdade no impacto de cada hábito.

A ideia de organizar as falas como um storytelling antes de qualquer reunião, por menor que seja, é um diferencial importante. Muita gente reserva esse cuidado só para grandes apresentações e acaba perdendo consistência no dia a dia.

Obrigada por compartilhar isso aqui no fórum, com certeza vai inspirar outras pessoas que estão na mesma jornada.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

Eu ainda acrescentaria duas coisas na lista de cuidados:

1. Evitar tomar água gelada (ou bebidas geladas) antes de uma apresentação (seja ela musical ou de fala).
A água gelada "desaquece" as cordas vocais (não no sentido literal, mas tem uma explicação científica). Isso porque, ao passar pelo esôfago, a bebida gelada causa um enrijecimento muscular temporário, o que prejudica as cordas vocais recém aquecidas, dando a sensação de "desaquecimento".

2. Evitar comer laticínios antes de apresentações.
Eles costumam atuar na produção de muco na faringe, o que pode causar um pigarro leve (mas significativo para horas de apresentações).

Nossa, Manu!! Que interessante isso, eu só sabia das pastilhas/chicletes mentolados que dão a sensação de sede e ressecam a boca. Muito obrigada pela troca :)