**Para deixar o jogo mais divertido, inclui: **
Movimentações para todos os lados com o seguinte condigo na função "movimentaAtor":
let velocidadeAtor = 3;
function movimentaAtor(){
if (keyIsDown(LEFT_ARROW)) {
xAtor -= velocidadeAtor;
}
if (keyIsDown(RIGHT_ARROW)) {
xAtor += velocidadeAtor;
}
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yAtor -= velocidadeAtor;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yAtor += velocidadeAtor;
}
}
Bordas para o personagem não sair do jogo.
Incluir essa função na function draw()
function borda(){
if (xAtor < 0){
xAtor = 0
}
if (xAtor > 470){
xAtor = 470
}
if (yAtor > 385){
yAtor = 385
}
}
Deixei o jogo mais rápido, acelerando o ator e os carro:
let aumentarVelocidade = 0.3;
function marcaPonto(){
if (yAtor < -15){
yAtor = 385;
meusPontos += 1;
somPonto.play();
velocidadeAtor += aumentarVelocidade;
for (let i = 0; i < velocidadeCarros.length; i++){
velocidadeCarros[i] += aumentarVelocidade;
}
}
}
Criei um sistema de vidas, para resetar os pontos e a velocidade do ator e dos carros:
let vidas = 5;
let velocidadeCarros = [2, 2.5, 3.2, 5, 3.3, 2.3];
let velocidadeCarrosPa = [2, 2.5, 3.2, 5, 3.3, 2.3];
function verificaColisao(){
for (let i = 0; i < imagemCarros.length; i += 1){
colisao = collideRectCircle(xCarros[i], yCarros[i], larguraCarro, alturaCarro, xAtor, yAtor, 15)
if (colisao){
colidiu();
vidas -= 1
}
}
}
Incluir essa função na function draw()
function gameOver(){
if(vidas < 1){
aumentarVelocidade = 0.3;
velocidadeAtor = 3;
vidas = 5;
meusPontos = 0;
for (let i = 0; i < velocidadeCarros.length; i++){
velocidadeCarros[i] = velocidadeCarrosPa[i]
}
}
}
function placar(){
textAlign(CENTER)
textSize(25)
fill(color(255,69,0))
text(meusPontos, 125, 27)
text(vidas, 375, 27)
}
Link para o jogo se quiser conferir como ficou: https://editor.p5js.org/Junior_Valdivieso/full/MRZ2iHfdz