1
resposta

[Projeto] Implementando lista de letras que o usuário errou

Consegui utilizar a função append() para guardar as letras que o usuário errou e mostrar em cada rodada.

def jogar():

    print("*****************")
    print("**JOGO DA FORCA**")
    print("*****************")

    palavra_secreta = "Lichia".upper()
    letras_acertadas = ["_" for letra in palavra_secreta]
    letras_erradas = []
    enforcou = False
    ganhou = False
    erros = 0

    print("A palavra secreta tem {} letras".format(len(palavra_secreta)))

    while(not enforcou and not ganhou):

        chute = input("Digite uma letra: {} -> : ".format(letras_acertadas))
        chute = chute.strip().upper()

        if(chute in palavra_secreta):
            index = 0
            for letra in palavra_secreta:
                if(chute == letra):
                    letras_acertadas[index] = chute
                index += 1
            print("Acertou")
        else:
            erros += 1
            letras_erradas.append(chute)
            print("Errou, tente outra letra")

        ganhou = "_" not in letras_acertadas
        enforcou = erros == 6

        if(ganhou == True):
            print(letras_acertadas)
            print("Parabens, você acertou a palavra secreta {}.".format(palavra_secreta))
        elif(enforcou):
            print(letras_acertadas)
            print("Enforcou, que pena! A palavra secreta era {}".format(palavra_secreta))

        print("total de erros: {}/6.".format(erros))
        print("letras erradas: {}".format(letras_erradas))

    print("Fim de jogo")

if(__name__ == "__main__"):
    jogar()
1 resposta

Ótimo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software