1
resposta

[Projeto] IA para hospital de grande porte

  • A IA precisa ter acesso aos dados que a informe quantos leitos estão sendo distribuídos pelo hospital e quais estão sendo utilizadas ou não

  • A IA, através de dados precisa saber sobre a programação de cirurgias e a distribuição de profissionais de saúde nelas levando em consideração variáveis como a demanda por atendimentos, a gravidade dos casos, os horários das consultas e cirurgias, e as condições de pacientes.

é necessário:
um sistema que pegue e armazene esses dados

dificuldades:
a IA precisa estar aprendendo bem pois um erro dela pode ocasionar em cirurgias mal programadas, desorganização no hospital, leitos vazios ou sobrecarregados.

Se você fosse implementar um agente reativo, como ele lidaria com o problema de alocação de recursos no hospital? Quais seriam as vantagens e limitações dessa abordagem?

-O agente iria ver quando não tem um leito ocupado no hospital e logo avisaria mostrando em um aplicativo, numa planilha ou algo do gênero.

vantagens:
seriam respostas rápidas e ajudariam na otimização do tempo dos funcionários

desvantagens:
ele não contaria com imprevistos ou leitos agendados e etc, isso poderia causar desconforto e confusões no alocamento dos leitos

1 resposta

Oi, Lara! Como vai?

Gostei da sua análise sobre a importância da IA no gerenciamento de leitos e na alocação de recursos no hospital. O agente reativo, como você sugeriu, poderia realmente otimizar a utilização de leitos de forma rápida. Mas, a limitação que você mencionou, de não considerar imprevistos ou leitos já agendados, é um ponto importante a ser ajustado para garantir um sistema mais robusto.

Dica: Para tornar o agente mais eficiente, você poderia implementar uma lógica que, além de verificar a disponibilidade de leitos, também considerasse reservas futuras ou a possibilidade de ajustes em tempo real, como no caso de imprevistos.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!