2
respostas

[Projeto] Hora da prática: Implementando uma rede com um roteador, três computadores e dois servidores

Durante a atividade, configurei uma rede local chamada Intranet.

No roteador, acessei o modo de configuração pelo CLI e criei um pool DHCP com o comando:

ip dhcp pool intranet

Dentro do pool, defini a rede com:

network 193.168.3.0 255.255.255.0
default-router 193.168.3.1
dns-server 9.0.9.9

Com isso, os dispositivos conectados recebem automaticamente endereços IP dentro do intervalo definido, além do gateway e do servidor DNS configurados.

Em seguida, atribuí ao roteador o IP 193.168.3.1, que serve como gateway padrão da rede.
Os três computadores (PC0, PC1 e PC2) receberam os endereços 193.168.3.2, 193.168.3.3 e 193.168.3.4, todos com o mesmo gateway (193.168.3.1) e DNS (9.0.9.9).

Depois, configurei o servidor DNS (IP 9.0.9.9) e criei o registro de nome www.intranet.com, apontando para o endereço 9.0.255.255, responsável por hospedar a página da intranet.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Por fim, atualizei o código HTML do Servidor Web com a temática intranet e testei o funcionamento acessando o site www.intranet.com
nos computadores da rede para verificar se a resolução de nomes estava funcionando corretamente.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Oi, Jezebel, tudo bem?

Nossa, que projeto excelente! Meus parabéns por compartilhar um resumo tão detalhado e pelas imagens que mostram tudo funcionando perfeitamente.

Mandou muito bem!

Oi, Jezebel! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Deixando minha colaboração, gostei muito da forma como você descreveu cada etapa da configuração da rede local, especialmente ao detalhar o DHCP e o DNS. Isso mostra que você entendeu bem o papel de cada serviço dentro da rede e conseguiu integrar tudo de forma coerente.

Continue praticando e testando diferentes cenários de configuração, isso fortalece o aprendizado.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!