1
resposta

[Projeto] GROW pessoal

Utilizando o Grow montei um pequeno plano de ação para os proximos meses de:

Goal (Objetivo): Conquistar minha primeira vaga como UX Designer Júnior, construindo um portfólio sólido e ganhando experiência prática na área.

Reality (Realidade): Estou em transição de carreira e ainda não tenho experiência formal em UX. Por outro lado, trago vivências profissionais em diferentes áreas (laboratório, construção civil, atendimento e outros), o que me ajudou a desenvolver habilidades como comunicação, adaptação e resolução de problemas. Meu principal desafio agora é ganhar mais prática em UX e criar o meu portfólio.

Options (Opções):
Criar projetos para portfólio (cases fictícios e reais);
Estudar Figma e fundamentos de UX/UI;
Participar de comunidades de UX;
Fazer networking com profissionais da área;
Publicar minha evolução no LinkedIn;
Me candidatar a vagas de júnior e estágio.

Will (Plano de ação): Nos próximos 90 dias, meu foco será:
Finalizar pelo menos 2 projetos de portfólio;
Estudar e praticar UX diariamente;
Compartilhar meu progresso no LinkedIn 2x por semana;
Começar a me candidatar a vagas de forma constante.

1 resposta

Oi, Nilceli, como vai?

Você definiu objetivos realistas e conectou bem sua experiência anterior com competências importantes para a área, como comunicação, adaptação e resolução de problemas, que fazem bastante diferença no trabalho em UX.

Outro ponto interessante foi transformar metas amplas em ações concretas para os próximos 90 dias. Isso ajuda a acompanhar a evolução de forma mais organizada e sustentável. Além disso, incluir networking, prática constante e publicação da evolução no LinkedIn mostra que você está olhando tanto para o desenvolvimento técnico quanto para a construção da sua presença profissional.

Um exemplo muito válido para fortalecer ainda mais seu portfólio é criar microcases mostrando seu processo de pensamento, como pesquisa, definição do problema, decisões de interface e aprendizados do projeto. Mesmo projetos fictícios podem demonstrar maturidade profissional quando apresentam contexto e raciocínio de design.

Entre todas as ações que você definiu, qual delas você acredita que terá maior impacto para acelerar sua entrada no mercado de UX?

Parabéns pela organização do plano e pela maturidade na construção da sua estratégia de carreira. Obrigado por compartilhar sua experiência no fórum. Ele segue à disposição para acompanhar sua evolução na área.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!