1
resposta

Projeto Gabaritado

Gostaria de apresentar o resultado final do meu dashboard, conforme proposto na atividade final do curso, e destacar a importância de um bom tratamento de dados. Durante o meu aprendizado, enfrentei grandes dificuldades justamente por não ter dado a devida atenção a essa etapa. Ao longo do curso, acabei não me preocupando tanto com o tratamento completo dos dados conforme proposto, e isso me custou muitas horas no momento de montar o dashboard. Tive dificuldades para compreender e localizar as informações, simplesmente por não ter realizado etapas básicas, como renomear colunas e remover linhas em branco.

Apesar desse desafio, considero o curso excelente: muito didático e com um grande suporte. Segue o resultado final do meu dashboard e, se possível, gostaria de sugestões para futuras melhorias.

(https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/6580918/262df587-06a6-4900-8f03-adc535c73059.png) )

1 resposta

Oii, Rafael! Tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar o seu feedback, fico feliz que tenha gostado!

Concordo com você, a etapa de ETL é fundamental para podermos apresentar um relatório/dashboard coerente para os usuários, principalmente quando estamos em um caso real em que, com base no projeto apresentado, é para tomar decisões importantes.

O seu dashboard está muito bom!

As dicas seriam: harmonizar as cores das letras para oferecer uma legibilidade melhor, levando em consideração a identidade visual. Posicionar os elementos de forma que estejam em sintonia com o que está sendo analisando (storytelling aqui pode ser interessante). E explore os recursos que dão uma dinâmica aos elementos, por exemplo, o Tooltip, que permite que o usuário visualize mais detalhes sobre elementos visuais, como gráficos e tabelas.

No mais, Rafael, continue se dedicando aos estudos e conte conosco para te ajudar.

Bons estudos!