Black November

ATÉ 50% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Projeto] Função contando maçãs

O meu ficou um pouco "diferente" vi que o professor e um colega fizeram a função com int, porém a minha utilizei o void... da forma que fiz está correto? Bem funcionou normal, não entendi muito bem funções que por exemplo usam int, double, bool e possuem return, nem quando estudei Java na faculdade entendi muito bem, não lembro se nas aulas anteriores o professor falou sobre isso, acredito que eu não tenha prestado atenção. Se alguém puder me indicar algo para ler ou assistir, até mesmo quiser me explicar ficaria muito grato. :)

void main() {
  List<String> produtos = ["maçã", "banana", "maçã", "laranja", "maçã"];

contarMaca(produtos);
}

void contarMaca(List<String> produtos) {
  int count = 0;

for (var maca in produtos) {
    if (maca.contains("maçã")) {
      count++;
    }
  }

print("Maçãs no estoque: $count");
}

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Matheus!

Sua solução com void está correta e funcionou perfeitamente para o que o exercício pedia, que era mostrar o resultado na tela. Mandou bem!

A diferença é bem simples:

void (O "Executor"): A função faz uma ação (no seu caso, ela contou e imprimiu o resultado). Ela faz o trabalho, mas não te entrega o valor final.
int com return (O "Entregador"): A função calcula um valor e te entrega (retorna) esse valor. Quem a chamou (a função main) é que decide o que fazer com ele (imprimir, usar em outro cálculo, etc.).

Usar return é muito útil para reutilizar o resultado da função em outras partes do seu código.

No fim das contas, para essa tarefa não fez diferença, ambos estão corretos, mas pensa no return como algo necessário quando você precisa de um retorno, exemplo: uma função que busca o nome do usuário no banco de dados. Você não quer que ela imprima o nome lá dentro, você quer que ela te entregue (retorne) o nome para você usar no main, talvez para mostrar na tela de perfil, sabe?

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Espero ter ajudado a clarear!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade