Bom dia! Eu quero entender qual mellhor arquetype do spring devo utilizar e como estruturar os pacotes do meu projeto para criar uma aplicação com front-end e back-end.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia! Eu quero entender qual mellhor arquetype do spring devo utilizar e como estruturar os pacotes do meu projeto para criar uma aplicação com front-end e back-end.
Olá Laionara! Tudo bem?
Para criar uma aplicação full stack utilizando Spring Boot, você pode considerar usar o Spring Initializr (https://start.spring.io/) para gerar seu projeto. O Spring Initializr é uma ferramenta online que ajuda a configurar o seu projeto Spring Boot de maneira rápida e eficiente.
Quanto ao arquétipo (archetype), ele depende um pouco do que você precisa. Para aplicações web com Spring Boot, geralmente se utiliza o spring-boot-starter-web que inclui tudo necessário para desenvolver aplicações web, incluindo o Spring MVC e o Tomcat como servidor embutido. Se você também planeja usar banco de dados, você pode adicionar o spring-boot-starter-data-jpa para integrar o Spring Data JPA ao seu projeto.
Em relação à estruturação dos pacotes, uma abordagem comum é organizar por funcionalidade ao invés de por camada técnica. Por exemplo, se sua aplicação tem um módulo de autenticação e um módulo de gestão de usuários, você poderia ter pacotes como:
com.suaempresa.seuprojeto
├── autenticacao
│ ├── controller
│ ├── service
│ └── repository
└── usuario
├── controller
├── service
└── repository
Cada módulo (como autenticacao e usuario) contém seus próprios controllers, services e repositories. Isso ajuda a manter o código mais organizado e modular, facilitando a manutenção e o desenvolvimento independente de cada parte do sistema.
Para o front-end, se você estiver incluindo-o no mesmo projeto, pode criar um diretório separado dentro de src/main/resources/static ou src/main/resources/public para seus arquivos HTML, CSS e JavaScript. No entanto, muitas equipes preferem manter o front-end em um projeto separado para melhor separação de preocupações e flexibilidade de tecnologias.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Muito obrigada!