Bom dia! Eu quero entender qual mellhor arquetype do spring devo utilizar e como estruturar os pacotes do meu projeto para criar uma aplicação com front-end e back-end.
Bom dia! Eu quero entender qual mellhor arquetype do spring devo utilizar e como estruturar os pacotes do meu projeto para criar uma aplicação com front-end e back-end.
Olá Laionara! Tudo bem?
Para criar uma aplicação full stack utilizando Spring Boot, você pode considerar usar o Spring Initializr (https://start.spring.io/) para gerar seu projeto. O Spring Initializr é uma ferramenta online que ajuda a configurar o seu projeto Spring Boot de maneira rápida e eficiente.
Quanto ao arquétipo (archetype), ele depende um pouco do que você precisa. Para aplicações web com Spring Boot, geralmente se utiliza o spring-boot-starter-web
que inclui tudo necessário para desenvolver aplicações web, incluindo o Spring MVC e o Tomcat como servidor embutido. Se você também planeja usar banco de dados, você pode adicionar o spring-boot-starter-data-jpa
para integrar o Spring Data JPA ao seu projeto.
Em relação à estruturação dos pacotes, uma abordagem comum é organizar por funcionalidade ao invés de por camada técnica. Por exemplo, se sua aplicação tem um módulo de autenticação e um módulo de gestão de usuários, você poderia ter pacotes como:
com.suaempresa.seuprojeto
├── autenticacao
│ ├── controller
│ ├── service
│ └── repository
└── usuario
├── controller
├── service
└── repository
Cada módulo (como autenticacao
e usuario
) contém seus próprios controllers, services e repositories. Isso ajuda a manter o código mais organizado e modular, facilitando a manutenção e o desenvolvimento independente de cada parte do sistema.
Para o front-end, se você estiver incluindo-o no mesmo projeto, pode criar um diretório separado dentro de src/main/resources/static
ou src/main/resources/public
para seus arquivos HTML, CSS e JavaScript. No entanto, muitas equipes preferem manter o front-end em um projeto separado para melhor separação de preocupações e flexibilidade de tecnologias.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Muito obrigada!