1
resposta

Projeto FORMA – feedback sobre UI, hierarquia e layout

Oi, pessoal! Tudo bem?

Estou desenvolvendo um projeto fictício chamado FORMA como parte dos meus estudos em UI/UX.
A ideia é criar uma marca do zero e aplicar isso em um produto digital, pensando tanto no aprendizado quanto
em algo que eu possa usar depois no portfólio.

Já avancei na parte de conceito e identidade visual e agora estou trabalhando nas telas no Figma.
Nesse ponto, comecei a sentir algumas dificuldades, principalmente em:

organizar melhor a hierarquia das informações

trabalhar grid e espaçamentos

tomar decisões de layout sem ficar voltando tudo o tempo todo

equilibrar identidade visual com usabilidade

Queria ouvir a opinião de vocês sobre esse processo e, se possível,
receber dicas de como lidam com esse tipo de trava no dia a dia.

Qualquer feedback, crítica ou sugestão já vai ajudar bastante.

Aproveitando também pra trocar experiências, valeu demais a quem puder contribuir!

Link:https://www.figma.com/proto/z6htkr5GeFS0vywAeWXk5b/Figma-basics?node-id=622-2&t=L35BsHWGk4WMc7b2-1

1 resposta

Olá, Willian, como vai?

Obrigado por compartilhar o andamento do projeto e o contexto do seu processo. A tela mostra uma base visual consistente, com uma identidade bem definida a partir da paleta terrosa, tipografia com personalidade e uso de imagens que reforçam o conceito de mobiliário natural. Isso já cria uma boa percepção de marca logo no primeiro contato.

Sobre hierarquia, o destaque para o banner principal funciona bem em termos de escala e contraste, mas o peso visual do título compete um pouco com a imagem e com a navegação superior. Avalie reduzir levemente a opacidade do fundo da imagem ou ajustar o tamanho do heading para melhorar a leitura imediata. Os botões de categorias estão claros, porém poderiam ganhar diferenciação de estado ou prioridade caso exista uma ação principal esperada.

No equilíbrio entre identidade e usabilidade, o projeto está no caminho correto, pois a estética não compromete a leitura nem a localização dos elementos principais.

Como dica, você pode testar variações mantendo o mesmo grid: reduzir a altura do hero para expor produtos acima da dobra, ou aplicar uma faixa de cor sólida atrás do título para reforçar contraste sem perder a imagem.

Continue explorando variações dentro do mesmo sistema de grid, pois isso amadurece a tomada de decisão sem quebrar a coerência do layout.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado